Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Científica UMC?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para apresentação de trabalhos

ARTIGO / ENSAIO ACADÊMICO

  • Os artigos e ensaios acadêmicos devem ter de 10 a 15 páginas, em formato Microsoft Word, digitadas em fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado.
  • A página deve ser no formato A4, com as seguintes margens: superior = 3cm; inferior = 2cm; esquerda = 3cm; direita = 2cm.
  • O título, com a primeira letra maiúscula, deve ser digitado em corpo 14 e estar destacado em negrito, com alinhamento centralizado e entrelinha simples. Na linha seguinte, deve ser indicada a versão do título em inglês.
  • O nome do(s) autor(es) deve estar centralizado(s) abaixo do título (em inglês). Diante do nome de cada autor deve ser inserido número de referência a nota de rodapé, na qual deve constar o nome da instituição de ensino à qual o autor está vinculado, bem como seus endereços postal e eletrônico. Exemplo:
    Autor1*
    Autor2**

     ____________________
    * Instituição de ensino, endereços postal e eletrônico autor1
    ** Instituição de ensino, endereços postal e eletrônico autor2
  • No caso de artigo de autoria coletiva, no processo de submissão, o nome de todos os autores deve ser digitado. O sistema apresenta inicialmente o campo para um autor, porém, logo abaixo desse campo, no canto esquerdo, aparece o link "incluir autor". Ao clicar nesse link, abre-se um novo campo de autor. Deve-se então preencher esse campo e assim subsequentemente para quantos autores fizerem parte da autoria do gênero acadêmico a ser submetido.
  • O resumo, de 100 a 150 palavras, em português e em inglês, deve ser em corpo 11, alinhamento justificado, entrelinha simples. O termo “Resumo” / “Abstract” deve estar em negrito, seguido de dois pontos.
  • As palavras-chave, em português e em inglês, devem ter a mesma configuração do resumo. O termo “Palavras-chave” / “Keywords” deve estar em negrito, seguido de dois pontos. Extensão de 3 a 5 palavras, separadas entre si por ponto e vírgula e concluídas com ponto final. Para facilitar a localização em consultas bibliográficas, as palavras-chave devem corresponder a conceitos gerais da área do trabalho.
  • Os subtítulos, com a primeira letra maiúscula, deve ser digitado em corpo 12 e estar destacado em negrito, com alinhamento à esquerda e separado do corpo do texto, acima e abaixo, com espaçamento 1,5.
  • Imagens, quadros ou gráficos que acompanharem o texto devem: constar dentro do documento no espaço previsto; ser enviados em arquivos separados, para o caso de problemas na formatação.
  • Nos trabalhos nos quais seja necessária a inserção de várias imagens, é necessário que as imagens sejam salvas em um dos seguintes formatos: .jpeg ou .png, em resolução máxima de 70 DPIs.
  • As referências devem seguir as normas da ABNT, com os nomes completos dos autores ou organizadores das obras, bem como com a indicação de tradutores, quando for o caso. Consultar Capítulo 4 (“Como elaborar referências”) do Manual de Trabalhos Acadêmicos da UMC, em www.umc.br, dentro do link Biblioteca.
 

RELATO DE CASOS CLÍNICOS / RELATO DE EXPERIÊNCIAS

  • Os relatos de casos clínicos e de experiências deverão ter de 10 a 15 páginas e contar os seguintes itens: Título em português e inglês; Resumo e Abstract; 1 Introdução; 2 Relato do caso clínico / Relato da experiência; 3 Discussão, e Referências.
  • A formatação deve seguir as normas recomendadas para os Artigos e Ensaios Acadêmicos.
  • É imprescindível que a submissão venha acompanhada do parecer de aprovação do Comitê de Ética, que deve ser enviado como documento suplementar.
 

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

  • As revisões sistemáticas da literatura devem ter de 10 a 15 páginas seguir rigorosamente as características próprias do gênero.
  • A formatação segue o mesmo parâmetro dos artigos e dos ensaios.
 

RESENHA CRÍTICA

  • As resenhas críticas devem ter a extensão de 3 a 8 páginas e apresentar a mesma formatação recomendada para artigos, com adaptações pertinentes aos gênero.
  • Para as resenhas críticas não é necessária a inserção de resumo e nem de palavras-chave.  
  • É imprescindível, trazer em destaque, antes do título, a referência completa da obra resenhada.
 

ENTREVISTAS 

  • As entrevistas devem ter a extensão de 3 a 8 páginas.
  • Devem conter título e texto introdutório de apresentação do entrevistado (perfil) por meio do qual é destacada a importância deste dentro da área do conhecimento em pauta.
  • Na sequência, segue o texto dentro da estrutura pergunta e resposta.
  • A linguagem deve seguir o padrão de oralidade formal.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, fonte Arial, corpo 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, item Normas para apresentação de trabalhos, na página Submissões.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.

Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.

Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.

Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.