A mecânica dos fluidos aplicada ao projeto de estações de tratamento de água, esgoto e efluentes industriais

Autores

  • Luciano Galdino Centro Universitário Eniac

Resumo

Este artigo apresenta como a mecânica dos fluidos pode ser utilizada no projeto de uma estação de tratamento de água, esgoto e efluentes industriais, através do dimensionamento de seus dois principais componentes de locomoção do fluido: as bombas elétricas e as tubulações. Proporciona ao estudante ou profissional da área os princípios básicos e todas as etapas para se realizar tal dimensionamento, além de transmitir a importância do estudo da mecânica dos fluidos exemplificado num projeto real e que a cada dia está se tornando mais comum pela necessidade da reutilização e consumo consciente da água devido à crise hídrica que diversas cidades do Brasil e do mundo estão enfrentando.

Biografia do Autor

Luciano Galdino, Centro Universitário Eniac

Mestre em Ciências pela USP, especializado em Física pela USP e licenciado em Matemática.

Referências

BIRD, R. Byron; STEWART, Warren E.; LIGHTFOOT, Erwin N. fenómenos de transporte: un estudio sistemático de los fundamentos del transporte de materia, energía y cantidad de movimento. México: Repla, 1987.

BRUNETTI, Franco. Mecânica dos fluidos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

FAVETTA, G. M. Estudo Econômico do sistema de adução em equipamentos de irrigação do tipo pivô central. 1998. 110 f. Tese (Doutorado em Agronomia) - Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1998.

FIALHO, Arivelto B. Automação hidraúlica: projetos, dimensionamento e análise de circuitos. 2. ed. São Paulo: Érica, 2003.

FOX, Robert W.; MCDONALD, Alan T.; PRITCHARD, Philip J. Introdução à mecânica dos fluidos. 6. ed. Rio de Janeiro, 2006.

MUNSON, Bruce R.; YOUNG, Donald F.; OKIISHI, Theodore H. Fundamentos da Mecânica dos Fluidos. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de Física Básica: Fluidos, Oscilações e Ondas, Calor. 4 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2004. v2.

PERRONI, Bruno L. T., CARVALHO, Jacinto A., FARIA, LESSANDRO C. Velocidade econômica de escoamento e custos de energia de bombeamento. Revista Eng. Agríc., Jaboticabal, v.31, n.3, p.487-496, 2011

SANTOS, Sérgio L. Bombas & Instalações Hidráulicas. São Paulo: LCTE, 2007

YOUNG, Hugh D.; FREEDMANN, Roger A. Física II: Termodinâmica e Ondas. 12 ed. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2008.

Publicado

30-06-2021

Como Citar

Galdino, L. (2021). A mecânica dos fluidos aplicada ao projeto de estações de tratamento de água, esgoto e efluentes industriais. Revista Científica UMC, 6(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/1099