DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BANCADA EXPERIMENTAL PARA ESTUDO DA MÁQUINA DE INDUÇÃO TRIFÁSICA DE ROTOR BOBINADO

Autores

  • Vinicius Marcos Pinheiro Universidade Federal de Uberlândia
  • Bruno Lemos Neves Universidade Federal de Uberlândia
  • Cássio Alves de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Mateus Araújo Beletti Universidade Federal de Uberlândia
  • Luciano Coutinho Gomes Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este trabalho aborda o desenvolvimento e a implementação de uma bancada experimental para estudos relacionados à máquina de indução trifásica de rotor bobinado, em virtude do importante papel que esta vem apresentando na geração de eletricidade a partir da energia eólica. Nesse sentido, são apresentados e descritos, em detalhes, os diversos equipamentos que a compõem, tais como o sistema de acionamento e o sistema de condicionamento e aquisição de dados implementado. Ademais, ainda é apresentado uma breve revisão bibliográfica acerca dos principais temas de pesquisa que circundam essa máquina, de forma a entender a importância em se ter uma bancada e de como ela pode ser empregada nos estudos.

Biografia do Autor

Vinicius Marcos Pinheiro, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Elétrica com certificação em Engenharia de Sistemas de Energia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Cursando Mestrado em Engenharia Elétrica, na área de Sistemas de Energia Elétrica da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Bruno Lemos Neves, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Santa Mônica.

Cássio Alves de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Elétrica com certificação em Engenharia de Sistemas de Energia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado pela mesma instituição. Cursando Doutorado em Engenharia Elétrica, na área de Sistemas de Energia Elétrica da Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Mateus Araújo Beletti, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Engenharia de Telecomunicações na Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) da Universidade Federal de Uberlândia(UFU), campus Santa Mônica.

Luciano Coutinho Gomes, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor na área de Acionamentos Elétricos e professor na Faculdade de Engenharia Elétrica (FEELT) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), campus Santa Mônica.

Referências

AYDIN, E.; POLAT, A.; ERGENE, L. T. Vector control of DFIG in wind power applications. 2016 IEEE International Conference on Renewable Energy Research and Applications (ICRERA), p. 478-483., 2016.

FITZGERALD, A. E.; KINGSLEY, J. R. e UMANS, C. Máquinas Elétricas: Com introdução a eletrônica de potência. 6ª ed. Bookman. Porto Alegre, 2006.

GLOBAL WIND ENERGY COUNCIL. Disponível em: https://gwec.net/. Acessado em 09/11/2020.

LAMME, B. G. The story of the induction motor. Journal of the American Institute of Electrical Engineers, vol. 40, p. 203-223, 1921.

LIU, S. Y. Estudo dos harmônicos e inter-harmônicos relacionados ao gerador de indução duplamente excitado. Tese de doutorado. Universidade Federal de Minas Gerais, 2016.

NEVES, B. L.; OLIVEIRA, C. A; PINHEIRO, V. M. e GOMES, L. C. Sistema de aquisição de dados e de instrumentação virtual para ensaios de máquinas elétricas rotativas. XVII Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica, 2019.

OLIVEIRA, C. A. Plataforma para ensaios de motores de indução trifásicos e simulação de cargas mecânicas: acionamento, operação e monitoramento com auxílio de fonte programável. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Uberlândia, 2018.

PINHEIRO, V. M. e GOMES, L. C. Análise do gerador de indução duplamente alimentado aplicado à geração eólica. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, 2018.

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO SISTEMA ELÉTRICO NACIONAL – PRODIST. Disponível em: < https://www.aneel.gov.br/prodist>. Acessado em 22/05/2021.

THE WIND POWER. Disponível em: < https://www.thewindpower.net/index.php>. Acessado em 22/05/2021.

ZHAO, J., ZUO, L., HUANG, S., & ZHAO, L. Study on DFIG voltage control strategy considering small-disturbance voltage stability of microgrid. 2017 IEEE Conference on Energy Internet and Energy System Integration, p. 1-6, 2017.

Downloads

Publicado

21-12-2022

Como Citar

Pinheiro, V. M., Neves, B. L., de Oliveira, C. A., Beletti, M. A., & Gomes, L. C. (2022). DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA BANCADA EXPERIMENTAL PARA ESTUDO DA MÁQUINA DE INDUÇÃO TRIFÁSICA DE ROTOR BOBINADO. Revista Científica UMC, 7(3). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/1534