Media training para nutricionistas: uma experiência prática

Agnes de Sousa Arruda Rocco, Jamile Fernandes Ramos, Simone Leone, Tatiana Santiago

Resumo


Os cursos de Jornalismo e de Nutrição da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) uniram-se no primeiro semestre letivo de 2017 para desenvolver com os alunos uma atividade prática interdisciplinar. Utilizando a técnica do media training, abordada na disciplina Assessoria de Imprensa, os estudantes de Jornalismo foram desafiados a treinar os alunos de Nutrição para uma entrevista em vídeo. Esses alunos, por sua vez, prepararam o conteúdo na disciplina Educação Nutricional. Como resultado final do processo, foi produzida uma série de conteúdos em audiovisual sobre temáticas variadas. Neste trabalho descreve-se o desenvolvimento da atividade e apresenta-se considerações sobre a viabilidade de sua execução.

Palavras-chave: Jornalismo; Nutrição; Interdisciplinaridade; Assessoria de Imprensa; Educação Nutricional.

 

Abstract: The Journalism and Nutrition courses of the University of Mogi das Cruzes (UMC) were united in the first semester of 2017 to develop with students a practical interdisciplinary activity. Using the technique of media training, addressed in the discipline Press Office, Journalism students were challenged to train Nutrition students for a video interview. These students, in turn, prepared the content in the Nutrition Education course. As a final result of the process, a series of audiovisual content was produced on varied topics. This work describes the development of the activity and presents considerations about the feasibility of its execution.

Keywords: Journalism; Nutrition; Interdisciplinarity; Press Office; Nutrition Education.


Texto completo:

PDF

Referências


ENTREATOS. Documentário. Direção: João Moreira Sales. Produção: Raquel Freire Zangrandi. Brasil, 2004. Disponível em: . Acesso em: mar./ abr., 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE, VIGITEL 2016. Resolução CNF n°380/2005 dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições, estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, e dá outras providências. Disponível em . Acesso em: 20 mai. 2017.

UMC. Projeto Pedagógico de Curso: Jornalismo. 2015. Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP.

UMC. Projeto Pedagógico de Curso: Nutrição. 2015. Universidade de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, SP.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.