9. Educação especial e o contexto escolar: uma revisão de literatura

Autores

  • Edilene Sanchez Baptista Universidade de Mogi das Cruzes - UMC
  • Daniel Marcelino dos Santos Mestre pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Resumo

Neste artigo objetivou-se verificar, por meio de uma revisão de literatura, quais são os principais aspectos encontrados pelas pesquisas atuais que se relacionam com o processo de aprendizagem dos alunos atendidos pela educação especial. Para a pesquisa, foram selecionados os artigos indexados à base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO). A coleta foi realizada entre os meses de abril e maio de 2017, em um recorte temporal de cinco anos, ou seja, foram selecionados os artigos cujas publicações ocorreram entre 2011 e 2016. Conforme a análise, os artigos foram agrupados em categorias, de acordo com suas características comuns. A categoria que concentrou mais artigos foi aquela que tratava de formação de professores / necessidade de conhecimento técnico / necessidade de mudança de concepções dos professores. A educação especial avançou no que diz respeito à organização normativa, porém, ainda carece de estratégias para sua efetivação no contexto escolar.

Palavras-chave: Educação Especial; Aprendizagem; Educação Inclusiva; Política Pública.

 

ABSTRACT: This article aimed to verify, through a literature review, what are the main aspects found by current research that relate to the learning process of the students attended by special education. For the research, the articles indexed to the SciELO - Scientific Electronic Library Online database were selected. The collection was carried out between April and May 2017, a time cut of five years, that is the articles whose publications occurred between 2011 and 2016 were selected. According to the analysis, articles grouped into categories according to their characteristics. The category that concentrated more articles was the one that dealt with teacher training / need for technical knowledge / need to change teachers' conceptions. Special education has advanced with respect to normative organization, but still lacks strategies for its effectiveness in the school context.

Keywords: Special Education; Learning; Inclusive Education; Public Policy.

Biografia do Autor

Edilene Sanchez Baptista, Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Mestranda em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes-UMC

Pós-graduada em Educação Inclusiva

 

Daniel Marcelino dos Santos, Mestre pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

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Publicado

01-02-2018

Como Citar

Baptista, E. S., & Santos, D. M. dos. (2018). 9. Educação especial e o contexto escolar: uma revisão de literatura. Revista Científica UMC, 3(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/193

Edição

Seção

Artigo de Revisão