3. Futebol: a construção do mundo de encantos e de oportunidades

Autores

  • Gustavo Souza Silva Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
  • Cristina Schmidt Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
  • Elizeu Nascimento Silva Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Resumo

A espetacularização do futebol e dos atletas mais destacados na mídia implica transformar partidas em verdadeiros espetáculos midiáticos e jogadores em ídolos e celebridades. Essa estratégia viabiliza-se pelo interesse das empresas de comunicação em conquistar audiência e lucro por meio do espetáculo futebolístico. A partir da Pesquisa Bibliográfica pertinente aos conceitos de jornalismo esportivo, indústria cultural e sociedade do espetáculo, e por meio da Análise Crítica do Discurso, o presente artigo procura identificar e compreender como a televisão comercial, no âmbito das transmissões esportivas, contribui para a produção e promoção da imagem de um ídolo no futebol. Como objeto de análise, foram utilizadas as transmissões da TV Globo dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol masculino nas Olimpíadas Rio-2016, com ênfase no jogador Neymar Jr.

Palavras-chave: Futebol; Televisão; Análise Crítica do Discurso; Jornalismo Esportivo; Espetacularização.

 

Abstract: The spectacularization of soccer and the most outstanding athletes in the media implies turn fixtures on real media shows and players in idols and celebrities. This strategy makes it possible for the interest of communication companies to win audience and profit through the soccer spectacle. From the bibliographical research pertinent to the concepts of sports journalism, cultural industry and society of the spectacle, and through the Critical Discourse Analysis, this article seeks to identify and understand how commercial television, in the context of sports broadcasts, contributes to the production and promotion of the image of an idol in soccer. As the object of analysis, were used transmissions of TV Globo on the Brazilian national team games men's soccer in the Olympics Rio-2016, with an emphasis on player Neymar Jr.

Keywords: Soccer; TV; Critical Discourse Analysis; Sports Journalism; Spectacularization.

Biografia do Autor

Gustavo Souza Silva, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Gustavo Souza da Silva, nascido em 26 de maio de 1994, na cidade de São Paulo-SP. Formou-se em jornalismo em 2017, pela Universidade de Mogi das Cruzes e trabalha na Assessoria de Comunicação na Prefeitura de Arujá-SP. Desde 2015 vem realizando pesquisa de iniciação científica na área da comunicação e das ciências sociais aplicadas e apresentando artigos em congressos da Intercom na USP e na Universidade Positivo de Curitiba, da Universidade de Mogi das Cruzes e na Universidade Anhembi Morumbi.

Cristina Schmidt, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Professora dos cursos de Comunicação Social e do mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Elizeu Nascimento Silva, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Professor dos cursos de Comunicação Social e Design Gráfico da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Referências

BARBEIRO, Heródoto; RANGEL, Patrícia. Manual do jornalismo esportivo. São Paulo: Contexto, 2006.

BIANCO, Nélia; RODRIGUES, Monique. Diferenciação na cobertura esportiva a partir da TV pública brasileira. In: MARQUES, José Carlos; MORAIS, Osvaldo J. de (Org.). Esportes na idade mídia-diversão, informação e educação. São Paulo: INTERCOM, 2012. p. 263-284.

COELHO, Paulo Vinícius. Jornalismo esportivo. São Paulo: Contexto, 2006.

COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. 35.ed., São Paulo: Brasiliense, 1993.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Lisboa: Edições Antipáticas, 2005.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2001.

FERNÁNDEZ, Maria do Carmo Leite de Oliveira. Futebol, fenômeno linguístico: análise linguística da imprensa esportiva. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica e Editora Documentário, 1974.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. Líbero. Ano VI, Vol. 6, Nº 11, 2004.

MAGALHÃES, Lívia Gonçalves. Histórias do futebol. São Paulo: Arquivo Público do Estado, 2010.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. 3.ed., São Paulo: Cortez, 2004.

MANHÃES, Eduardo. Análise do Discurso. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas em Comunicação. 2.ed., São Paulo: Atlas, 2014.

SANTOS, Cristiane Alvarenga R. A narração esportiva de futebol: análise discursiva de um fenômeno midiático. 2010, 182 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa e Linguística) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

SODRÉ, Muniz. O monopólio da fala; função e linguagem da televisão no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1984.

Downloads

Publicado

01-02-2018

Como Citar

Silva, G. S., Schmidt, C., & Silva, E. N. (2018). 3. Futebol: a construção do mundo de encantos e de oportunidades. Revista Científica UMC, 3(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/229