7. Campo teórico curricular, relações interpessoais e prática docente: elos articuladores

Autores

  • Viviani Anaya Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Resumo

Esta pesquisa pauta-se na análise da prática de professores que ministram aulas em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e na consideração das relações interpessoais pedagógicas como uma competência presente nessa prática. Elementos que priorizam o exercício docente e suas especificidades nem sempre são considerados ao se organizar o currículo dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Dessa forma, por meio desta investigação buscou a articulação entre as disciplinas e a forma como essas disciplinas são ministradas, oportunizando a diminuição da distância entre uma formação que prioriza a competência técnica e a formação pedagógica. As técnicas metodológicas adotadas foram: questionário, para traçar o perfil dos sujeitos pesquisados; questionário com questões abertas; grupo focal. Para a análise dos dados coletados, a Teoria das Representações Sociais auxiliou no desenvolvimento do raciocínio teórico-prático. Com a análise, confirmou-se a tese da valorização da competência técnica na formação do professor que atua na Pós-Graduação Lato Sensu. 

Palavras-chave: Formação de Educadores; Currículo; Relações Interpessoais; Prática Pedagógica.

 

Abstract: This research agenda on the analysis of the practice of professors that teach in the Graduate Lato Sensu courses and on the consideration of pedagogical interpersonal relationships as a competence present in this practice. Elements that emphasize the teaching exercise and its specifics are not always considered when organizing the curriculum of graduate Lato Sensu courses. Thus, this study aimed articulation between disciplines and how these subjects are taught, providing opportunities to decrease the distance between training that prioritizes technical competence and pedagogical training. The methodological techniques used were: questionnaire, to profile of the subjects; questionnaire with open questions; focus group. For the data analysis, the Theory of Social Representations assisted in the development of theoretical and practical reasoning. With the analysis, confirmed the thesis of the technical competence enhancement in teacher education that works in Postgraduate Sensu Lato.

Keywords: Teacher Training; Curriculum; Interpersonal Relations; Teaching Practice.

Biografia do Autor

Viviani Anaya, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Coordenadora Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Mogi das Cruzes, Campus Villa Lobos/Lapa; Docente do Ensino Superior das Faculdades Sumaré, Avaliadora Adoc da Editora da Universidade Federal da Paraíba/UFPB.

Referências

ANAYA, Viviani. Prática docente e relações interpessoais: um olhar para a constituição curricular dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Dissertação de Mestrado. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 2008.

BRITO, Regina Lúcia Giffoni Luz de. Escola, cultura e clima: ambiguidades para a administração escolar. Tese de doutorado em Educação. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica, 1998.

JODELET, Denise (org). As representações sociais. Trad. Lílian Ulup. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

KINCHELOE, Joe L. A formação do professor como compromisso político: mapeando o pós-moderno. Trad. Nize Maria Campos Pellanda. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MASETTO, Marcos Tarciso. Capacidade pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti (org). Escola e aprendizagem da docência: processos de Investigação e formação. São Paulo: Edufscar, 2002.

PIMENTA, Selma G.; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho D’Água, 2002.

Downloads

Publicado

15-02-2017

Como Citar

Anaya, V. (2017). 7. Campo teórico curricular, relações interpessoais e prática docente: elos articuladores. Revista Científica UMC, 2(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/55