5. Ansiedade no âmbito educacional: avaliação de professores da rede pública de São Paulo

Autores

  • Camila Fernandes da Silva Universidade de Mogi das Cruzes -SP, Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200 - Centro Cívico, Mogi das Cruzes - SP, 08780-911
  • Karolaine Stela Siqueira De Moraes Universidade de Mogi das Cruzes-SP, Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200 - Centro Cívico, Mogi das Cruzes - SP, 08780-911
  • Fernando Bicocchi Canova Universidade de Mogi das Cruzes-SP - UMC, Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200 - Centro Cívico, Mogi das Cruzes - SP, 08780-911 http://orcid.org/0000-0002-4033-3374

Resumo

A ansiedade tem-se tornado um assunto cada vez mais abordado. Embora a ansiedade seja uma forma de adaptação a determinadas situações, comum a todos nós, pode desenvolver-se em uma condição patológica, causada por fatores genéticos, ambientais, entre outros, tendo como consequência manifestações físicas e psíquicas. O público teoricamente mais suscetível a este quadro são os professores, devido ao estresse e a tantos outros fatores a que esses são expostos. Este estudo teve como finalidade avaliar a ansiedade desses profissionais, atuantes na rede pública da cidade de São Paulo, com o auxílio da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS).  Ao contrário do que se esperava, os resultados mostraram a improbabilidade de a média dessa população sofrer alguma forma patológica da ansiedade, o que se mostrou compatível com pesquisa similar realizada anteriormente. Apesar da alta prevalência de transtornos mentais entre docentes, sabe-se que testes como o HADS estão sujeitos a diversas variações.

Palavras-chave: Ansiedade; HADS; Professores.

 

Abstract: Anxiety has become an increasingly hot topic. Although anxiety is a way of adaptation to certain situations, common to all of us, it can develop in a pathological condition, caused by genetic, environmental factors, among others, bringing as consequence physical and mental manifestations. The public most theoretically susceptible to this picture is teachers, due to stress and so many other factors to which they are exposed. This study aimed to evaluate the anxiety of these professionals, working in the public network of the city of São Paulo, with the help of the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS). Contrary to what was expected, the results showed the unlikelihood that the average of this population suffers some pathological form of anxiety, which was compatible with similar research conducted previously. Despite the high prevalence of mental disorders among teachers, it is known that tests such as HADS are subject to several variations.

Keywords: Anxiety; HADS; Teachers.

Biografia do Autor

Camila Fernandes da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes -SP, Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200 - Centro Cívico, Mogi das Cruzes - SP, 08780-911

Biomédica formada pela Universidade de Mogi das Cruzes - UMC

Karolaine Stela Siqueira De Moraes, Universidade de Mogi das Cruzes-SP, Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200 - Centro Cívico, Mogi das Cruzes - SP, 08780-911

Graduanda do curso de Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes-SP.

Fernando Bicocchi Canova, Universidade de Mogi das Cruzes-SP - UMC, Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200 - Centro Cívico, Mogi das Cruzes - SP, 08780-911

Professor da Universidade de Mogi das Cruzes-SP. Área de Ciências Biológicas.

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Publicado

02-02-2020

Como Citar

da Silva, C. F., De Moraes, K. S. S., & Canova, F. B. (2020). 5. Ansiedade no âmbito educacional: avaliação de professores da rede pública de São Paulo. Revista Científica UMC, 5(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/644

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