v. 3 n. 2 (2018): Revista Científica UMC

					Visualizar v. 3 n. 2 (2018): Revista Científica UMC

Apresentamos o mais novo número da Revista Científica UMC (v.3, n.2), com a satisfação de constatar o grau de engajamento cada vez maior a esta publicação por parte da comunidade científica, tanto de nossa Universidade quanto de outras instituições de ensino superior do País.

Na subida ao ar desta quinta edição, cabe colocar em relevo a volumosa participação dos discentes de mestrado em Políticas Públicas da UMC, que, sob a orientação competente dos professores do curso, contribuíram com cinco textos entre os publicados. Um deles, inclusive, colocado sob a vinheta Destaque, por abordar tema de extrema importância para a Educação na região do Alto Tietê, que é o das classes hospitalares nos municípios de Mogi das Cruzes e Suzano. 

Além desse artigo, vale mencionar também pesquisa realizada no âmbito do curso de Biomedicina, cujo escopo principal foi o de unir dois diferentes campos do saber. Afinal, todos conhecemos a importância da multidisciplinariedade. Ao estudar a aplicação de técnicas moleculares de DNA em investigações forenses, os autores estabeleceram importante confluência entre a área de Saúde e a Jurídica.

Quanto à presença de autores externos à UMC, agradecemos a colaboração dos alunos e docentes do Centro Universitário Maurício de Nassau, de Recife (PE), que comparecem na atual edição com dois importantes trabalhos relacionados ao curso de Nutrição.

Por fim, não seria possível deixar de comentar a predominância neste exemplar da publicação do gênero “revisão da literatura”. Apesar de ser esse um texto acadêmico ainda sujeito a polêmicas, é crescente o número de editores que o aceitam plenamente como importante instrumento de divulgação do estado da arte das mais variadas áreas científicas.

Convidamos portanto todos os leitores a navegarem pelas páginas da Revista Científica UMC e a mergulharem, sem preconceito, nos textos que forem do seu mais profundo interesse.

Professor doutor Sersi Bardari
Docente em Ciências da Linguagem
Editor Executivo da Revista Científica UMC 

Publicado: 30-07-2018

Editorial

Artigo Completo

Artigo de Revisão