v. 4 n. 1 (2019): Revista Científica UMC

					Visualizar v. 4 n. 1 (2019): Revista Científica UMC

A informação relevante que acompanha o lançamento desta edição da Revista Científica UMC (v.4, n.1) é o fato de nossa publicação ter sido incluída no Portal de Periódicos da Capes e estar disponível para consulta no site da instituição - http://www.periodicos.capes.gov.br - através da aba “Buscar Periódico”, desde o dia 11 de janeiro.

O mérito da conquista é de um de nossos autores, Fabrício Pereira, do curso de Direito. Ele entrou em contato com a Capes via e-mail e solicitou a inclusão. Nossos agradecimentos ao Fabrício, que comparece nesta edição com mais um artigo científico, desta vez sobre a área do Direito Trabalhista. Seu texto anterior (edição v.3, n.1) apresenta aprofundado estudo sobre a legalização do aborto no Brasil.

Sobre o conteúdo, vale ainda ressaltar que a seção Destaque é ocupada por intenso trabalho de pesquisa realizado, a partir do banco eletrônico de dados da Policlínica UMC, com o objetivo de avaliar a aderência de pacientes com hipótese de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica à solicitação médica de espirometria. O exame de espirometria é um teste diagnóstico que permite avaliar a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, assim como o fluxo e o tempo. O procedimento é solicitado pelo clínico geral ou pelo pneumologista para identificar vários problemas respiratórios.

Neste número da Revista Científica UMC são publicados também dois artigos da área Saúde e Biológicas, dois artigos da área Exatas e Tecnologias, um artigo da área Educação, Comunicação e Artes, um Ensaio Acadêmico, um Relato de Caso Clínico e quatro Revisões de Literatura. Trata-se, portanto, de mais um conjunto de informação científica diversificada e de qualidade, com a chancela de renomada equipe de consultores-colaboradores, vinculados a importantes instituições de ensino superior do País e do exterior.

Agradecemos a visita. Entre e navegue neste universo de conhecimento!

Professor doutor Sersi Bardari
Docente em Ciências da Linguagem
Editor Executivo da Revista Científica UMC

Publicado: 01-02-2019

Editorial

Artigo Completo

Ensaio Acadêmico

Relato de Caso

Artigo de Revisão