v. 4 n. 2 (2019): Revista Científica UMC

					Visualizar v. 4 n. 2 (2019): Revista Científica UMC

Ciência se faz com método, evidentemente, mas estes não podem ser excludentes de outras formas de conhecimento. Desde meados dos anos 1970, quando Feyerabend publicou seu texto “Contra o método”, questionando os limites das metodologias, descritas por ele como limitadas em si mesmas e desconectadas da História, da Filosofia, da Política e da Economia, bem como – principalmente – das singularidades tanto do pesquisador quanto do objeto, surgiu um movimento que procura pensar a construção do conhecimento a  partir da complexidade da vida, dando relevância às contribuições que informações oriundas de fontes diversas podem trazer para a pesquisa e a compreensão dos fenômenos.

Os amplos questionamentos de Feyerabend impactaram de tal forma a comunidade acadêmica que muitos o tomaram como um “terrorista da ciência” determinado a derrubar por terra a atividade científica institucionalizada em universidades e centros de pesquisa. Isso não o demoveu da sua cruzada por um anarquismo epistemológico, focado não no desmonte das instituições, mas na defesa de uma atitude dadaísta para a ciência, como forma de enriquecer a compreensão dos fenômenos sob observação. 

Ora, em grande medida, a Revista Científica UMC, desde seu surgimento em 2016, procura dar espaço a uma visão holística do conhecimento, ao estruturar seu conteúdo horizontalmente, contemplando temas tão variados quanto Ciências Jurídicas, Ciências Exatas e Tecnologias, Comunicação e Artes, Educação, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde e Biológicas. A abordagem torna-se ainda mais ampla quando se considera também a dimensão vertical da produção, em que tanto pesquisadores com carreira acadêmica consolidada quanto estudantes em fase de iniciação científica são igualmente contemplados. Nesse sentido, apresenta-se como publicação plural que, sem desconsiderar singularidades e métodos específicos, presta valiosa contribuição em prol de um saber amplo e livre de hierarquias.

Prof. Ms. Elizeu do Nascimento Silva
Docente em Comunicação Social e Design Gráfico
Editor de layout da Revista Científica UMC

Publicado: 05-08-2019

Editorial

Artigo Completo

Artigo de Revisão

Relato de Caso

Relato de Experiência