v. 4, n. 2 (2019)

Pelo conhecimento amplo e livre de hierarquias

Ciência se faz com método, evidentemente, mas estes não podem ser excludentes de outras formas de conhecimento. Desde meados dos anos 1970, quando Feyerabend publicou seu texto “Contra o método”, questionando os limites das metodologias, descritas por ele como limitadas em si mesmas e desconectadas da História, da Filosofia, da Política e da Economia, bem como – principalmente – das singularidades tanto do pesquisador quanto do objeto, surgiu um movimento que procura pensar a construção do conhecimento a  partir da complexidade da vida, dando relevância às contribuições que informações oriundas de fontes diversas podem trazer para a pesquisa e a compreensão dos fenômenos.

Os amplos questionamentos de Feyerabend impactaram de tal forma a comunidade acadêmica que muitos o tomaram como um “terrorista da ciência” determinado a derrubar por terra a atividade científica institucionalizada em universidades e centros de pesquisa. Isso não o demoveu da sua cruzada por um anarquismo epistemológico, focado não no desmonte das instituições, mas na defesa de uma atitude dadaísta para a ciência, como forma de enriquecer a compreensão dos fenômenos sob observação. 

Ora, em grande medida, a Revista Científica UMC, desde seu surgimento em 2016, procura dar espaço a uma visão holística do conhecimento, ao estruturar seu conteúdo horizontalmente, contemplando temas tão variados quanto Ciências Jurídicas, Ciências Exatas e Tecnologias, Comunicação e Artes, Educação, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde e Biológicas. A abordagem torna-se ainda mais ampla quando se considera também a dimensão vertical da produção, em que tanto pesquisadores com carreira acadêmica consolidada quanto estudantes em fase de iniciação científica são igualmente contemplados. Nesse sentido, apresenta-se como publicação plural que, sem desconsiderar singularidades e métodos específicos, presta valiosa contribuição em prol de um saber amplo e livre de hierarquias.

Prof. Ms. Elizeu do Nascimento Silva
Docente em Comunicação Social e Design Gráfico
Editor de layout da Revista Científica UMC

Sumário

Editorial

Elizeu do Nascimento Silva
PDF

Destaque

Lawani Rigopoulos, Fernanda Justino Silva, Lucas Azevedo Portela
PDF

Artigos - Área Saúde e Biológicas

Jaqueline Sayumi Minagawa, Erika Mourão Theodoro, Camila Fernandes, Cindy Lia Borges Cesarino Ferreira, Camila Campos Guerra Hara, Silvia Regina da Silva Boschi, Rodrigo Souza Nilo de Araújo Aguiar, Leandro Lazzareschi
PDF
Lais Galvão Lemos Santana, Roberta de Souza Rebequi, José Renato Romero, Eduardo Filoni, Leandro Lazzareschi, Everton Luiz dos Santos, Carlos Alberto dos Santos, Alexandre Ribeiro Alcaide, Alexandre Sabbag da Silva
PDF
Claudia Tiemi Wazema, Maria Santina de Castro Morini, Débora Rodrigues de Souza-Campana
PDF
Lawani Rigopoulos, Fernanda Justino Silva, Emerson Favero
PDF
Renan Blanco Pereira, Tatiana Ribeiro de Campos Mello
PDF
Tassiana Araujo Melo, Marcio Antonio Assis
PDF

Artigos - Área Educação, Comunicação e Artes

Anny Caroline Nunes Oliveira, Tatiana Floris Rodrigues Nobre, Cristina Schmidt
PDF

Ensaios Acadêmicos

Renan Tetsuo Omura
PDF

Relatos de Experiências

Andreia Cristiane Muller Silva, Angel Moreno
PDF

Revisões de Literatura

Chrystianne Melo Setter, Fernanda Mutou, Andrea Botonni
PDF
Fernanda Mayumi Lourenço Mutou, Kathia Mozena Nascimento, Carla Monari, Aline Palmeira dos Santos, Lucimar Reis da Silva, José da Silva Azanha Neto, Andrea Bottoni
PDF
Carla Juliana Pontalti Monari, Andrea Bottoni, Fernanda Mayumi Lourenço Mutou, Aline Palmeira dos Santos, Jose da Silva Azanha Neto, Lucimar Reis Silva, Kathia Mozena Nascimento
PDF

Resenhas Críticas

Wellingson Fernando Braga
PDF