v. 5 n. 1 (2020): Revista Científica UMC

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No momento em que a disseminação de notícias falsas atinge níveis globais e que grupos organizados, principalmente na esfera política, tentam desacreditar a ciência, é hora de as publicações científicas altearem a voz, de forma contundente, no sentido de relembrar valores iluministas.

O Iluminismo, surgido na França do século XVII, caracterizou-se como movimento intelectual que exaltava a racionalidade crítica centralizada na ciência, em recusa explícita a todas as formas de dogmatismo, especialmente o das doutrinas políticas e religiosas tradicionais.

O contexto atual parece exigir dos meios acadêmicos iniciativas que promovam respeito ao conhecimento técnico-científico e que, paralelamente, contribuam para a conscientização das pessoas sobre os eventuais males causados por informações pseudocientíficas, não avalizadas por pesquisas metodologicamente orientadas e teoricamente fundamentadas.   

É com objetivo de ir ao encontro de tais necessidades contemporâneas que a Revista Científica UMC reserva a seção Destaque desta edição v.5, n.2 para o artigo Educação Midiática contra “fake news”, escrito pela jornalista Nayara Francesco, com orientação da também jornalista e professora Simone Delago Leone. No texto, as autoras defendem que indivíduos conscientes de como funcionam os processos de produção de conteúdo midiático desenvolvem leitura mais crítica e interpretação mais lúcida da realidade.

Quantos aos demais textos que compõem esta edição, além dos artigos de excelente nível pertinentes a diversas áreas, são publicados dois relatos de casos clínicos empreendidos por alunos da UMC e seis revisões de literatura, gênero por meio do qual é mapeado e difundido o estado da arte nos diferentes campos do conhecimento.

Boa leitura!

Prof. Dr. Sersi Bardari
Docente em Ciências da Linguagem
Editor Executivo da Revista Científica UMC

Publicado: 02-02-2020

Artigo de Revisão

Relato de Caso