v. 5 n. 2 (2020): Revista Científica UMC

					Visualizar v. 5 n. 2 (2020): Revista Científica UMC

Em agosto de 2016, lançamos o primeiro número da Revista Científica UMC (RC_UMC), depois de seis meses de pesquisas e estudos, voltados para investigar que tipo de publicação seria mais adequado às demandas da UMC. Alguns desafios impunham-se a priori. Entre esses, estava a proposta de produzir uma revista multidisciplinar, com potencial para desenvolver-se e conquistar espaço digno entre as publicações científicas do país.

Desde a largada tínhamos várias limitações. A primeira delas relacionada à diversidade de atuação da Universidade, que nos obrigava a refletir sobre as caraterísticas próprias de cada área do conhecimento. Da plataforma a ser utilizada aos diferentes gêneros acadêmicos, do sistema normativo à linguagem e à formatação dos textos, tudo tinha de ser equalizado a um denominador comum.

Com a colaboração do setor de TI, optou-se pela instalação e utilização do Open Journal Systems (OJS), software desenvolvido para a construção e gestão de publicação periódica eletrônica. Recomendado pela CAPES, o OJS é o sistema mais aceito pela comunidade de editores científicos no Brasil e em grande parte dos países ocidentais. O próximo passo foi a obtenção do número International Standard Serial Number (ISSN), usado para identificação única de uma publicação em série. Havia algum tempo, lutávamos para obter para a RC_UMC o Digital Object Identifier (DOI), de modo a identificar no universo digital a revista e cada um dos textos publicados.

A certeza de que trilhávamos o caminho certo veio quando, após três edições, a Revista conquistou o Qualis B4 e, logo a seguir, quando da reformulação do sistema de avaliação da CAPES, subiu para B3. Todas essas conquistas foram alcançadas com a imprescindível colaboração do conselho consultivo formado inicialmente pelos professores da casa e, em seguida, por um trabalho de estabelecimento de contato com professores doutores de importantes instituições de ensino superior públicas e privadas.

Esperamos que essa iniciativa, que até aqui tanto contribuiu para enriquecer o currículo de centenas de discentes e docentes, possa de alguma forma continuar trazendo benefícios para todos os que dela participaram. Com estas palavras e com meus agradecimentos, damos por encerrada nossa contribuição como editor desta publicação.

Missão cumprida.

Informações sobre a continuidade da Revista devem ser buscadas por meio dos canais de comunicação da UMC.

Prof. Dr. Sersi Bardari

Publicado: 22-06-2020

Editorial

Artigo Completo

Relato de Caso