v. 5 n. 3 (2020): Especial PIBIC

					Visualizar v. 5 n. 3 (2020): Especial PIBIC

XXIII Congresso de Iniciação Científica UMC/CNPq

Este número especial da Revista Científica UMC traz os resumos expandidos dos trabalhos realizados ao longo da 23ª edição do Programa Institucional de Iniciação Científica da UMC/CNPq. Estes trabalhos foram desenvolvidos durante o período de agosto/2019 a outubro/2020, envolvendo alunos matriculados nos cursos de graduação dos dois campi da UMC (campus sede, em Mogi das Cruzes, e campus Villa Lobos, em São Paulo). Ao todo, são 168 projetos, desenvolvidos por alunos voluntários, ou financiados por bolsas de estudo do CNPq (através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC), ou de outras agências de fomento à pesquisa, como FAPESP e Instituto Ecofuturo.

A finalização desta edição se reveste de cores e conotações muito especiais. Nunca, em nossa época, a Ciência, com suas descobertas e avanços decorrentes, foi tão importante para a sociedade. Em meio à maior pandemia já enfrentada pela humanidade, aprendemos que a nossa capacidade de sobrevivência depende de trabalho conjunto, colaborativo e contínuo na construção do conhecimento científico e sua aplicação.

É nesse cenário que a Iniciação Científica desempenha seu mais importante papel: incorporar o método científico como instrumento básico do raciocínio que deverá guiar as ações dos futuros profissionais do país. Além disso, a publicação dos trabalhos constantes nesse número especial da nossa Revista atende à obrigação básica da Universidade de produzir e difundir Ciência de maneira universal, contribuindo para que esta maneira de pensar e de agir esteja ao alcance de todos os membros da nossa sociedade.

Dessa forma, gostaríamos de parabenizar todos os estudantes e orientadores participantes do Programa Institucional de Iniciação Científica da UMC, não apenas pelos resultados obtidos, mas também pela perseverança em desenvolver suas atividades em um ano tão atípico, como este 2020.

Agradecemos, ainda, aos membros do Comitê Institucional, cujas ações tanto contribuíram para o aprimoramento do nosso programa. Somos gratos, também, ao CNPq, pela concessão de bolsas de iniciação científica, ressaltando que mais bolsas institucionais foram concedidas pela própria UMC, a quem devemos grande parte do nosso sucesso. Louve-se, ainda, a eficiência e dedicação do pessoal administrativo da UMC e da Fundação de Amparo ao Ensino e à Pesquisa (FAEP), notadamente os membros da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Finalmente, gostaríamos de dedicar essa edição especial da Revista à memória do Chanceler da UMC, Prof. Manoel Bezerra de Melo, visionário que implantou em nossa Universidade o conceito de que pesquisa e formação de qualidade são conceitos indissociáveis em qualquer instituição de ensino superior.

Professora Doutora Regina Costa de Oliveira
Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação UMC

Publicado: 11-12-2020

PIBIC - Ciências Biológicas

PIBIC - Ciências Humanas

PIBIC - Ciências da Saúde

PIBIC - Ciências Sociais Aplicadas