v. 6, n. 1 (2021)

Porque inovar é preciso!

Editorial

Em agosto de 2016 foi publicada a primeira edição da Revista Científica da UMC. Sua capa, contendo uma árvore representando o florescer do conhecimento enraizado em décadas de trabalho árduo da Universidade de Mogi das Cruzes em prol do conhecimento científico. Já nasceu grande e com a proposta desafiadora de trazer contribuições nas áreas Jurídicas, Saúde e Biológicas, Exatas e Tecnologia, Sociais Aplicadas e Educação, Cultura e Artes.

Não poderia ser diferente, afinal uma Universidade da magnitude da nossa não poderia levar o ensino, a extensão e a pesquisa sem uma revista científica que estivesse à sua altura.

Toda produção científica somente se concretiza quando seu conteúdo é publicado e, portanto, torna-se democraticamente distribuído por toda a comunidade. Se um dos propósitos de uma Universidade é o de produzir conhecimento, o verdadeiro propósito de uma revista científica é o de disseminá-lo.

E assim a Revista Científica da UMC vem cumprindo seu papel desde a sua idealização pela pró-reitoria acadêmica, sua concretização por meio do Prof. Dr. Sersi Bardari, que coordenou a revista por mais de 4 anos e agora com o nosso profícuo empenho dando continuidade a todo esse trabalho. Tornou-se não só um repositório de conteúdo, mas principalmente um rico espaço para discussões científicas de todas as áreas do saber. Desde a submissão até a sua publicação diversos protagonistas e, destaco aqui os avaliadores, desempenham um importante papel no burilamento dos artigos contribuindo assim para a garantia da qualidade da nossa revista. O rigor científico, o compromisso ético com a pesquisa são objetos norteadores da Revista Científica da UMC o que lhe permitiu galgar nestes poucos anos a notável qualificação B3 na classificação Qualis da Capes.

Como a pesquisa é um processo vivo e dinâmico, mesmo em meio a uma pandemia, demos continuidade ao trabalho para que não tivéssemos uma interrupção das publicações. Recentemente assumi o nobre desafio de coordenar essa revista e o faço com grandioso prazer como forma de devolver a universidade tudo aquilo que ela me ofereceu enquanto, aluno e agora como orgulhoso professor.

Estamos trabalhando junto ao departamento de tecnologia da instituição na atualização do nosso sistema, o Open Journal System – OJS para a sua versão mais atualizada e assim proporcionar aos diversos usuários da revista um ambiente eficaz, interativo e mais intuitivo, facilitando assim o trabalho de todos. Reformulamos o layout para as páginas dos artigos tornando a revista mais semelhante aos periódicos internacionais adequando ainda o formato do texto aos mais diversos tipos de dispositivos eletrônicos que possam ser utilizados para a leitura dos artigos.

Estamos também reestruturando o grupo de avaliadores para que continuemos a oferecer a garantia da qualidade dos trabalhos aqui publicados. Todos os artigos são submetidos a no mínimo dois avaliadores que fazem a conferência às cegas (sem a identificação dos autores) tanto dos aspectos de edição como dos aspectos relacionados ao conteúdo. Por isso que temos um grupo de avaliadores de todas as áreas do saber e de elevada expressão no meio acadêmico e esse grupo pretende crescer ainda mais com a colaboração de novos avaliadores que estamos já contatando.

Embora seja rica e notória a nossa produção científica oriunda dos nossos programas de pós-graduação, estamos também firmando parceria com outras revistas científicas para a troca de experiências e até de colaboração com artigos científicos de maneira que não tenhamos apenas publicações endógenas como também de outras importantes instituições de pesquisa.

Teremos muitas novidades pela frente e contamos com a colaboração de todos para que esse nosso canal de produção e divulgação científica continue a nos representar como uma das maiores instituições de ensino desse país.

O desafio foi lançado e aceito, agora temos que avançar firme no trabalho para honrar o compromisso de levar o nome dessa universidade para além dos nossos muros. O oceano é vasto. Que os bons ventos nos levem!

 

Prof. Claudio Osiris de Oliveira

Editor Chefe da Revista Científica da UMC

Sumário

Editorial

Prof. Claudio Osiris de Oliveira

Artigos - Área Saúde e Biológicas

Victória Linhares Maia Santana, Vitor Cardoso Pereira Machado, Caroline Linhares Maia Santana, Geórgia de Cássia Gentile e Souza Belluzzo, Agda Lopes Donnabella Marconi Gozzoli, Carine Cristina Moraes de Freitas
Beatriz Eliza Rocha dos Santos, Samara Gonçalves de Faria, Nara de Faria Lorenseti Gonçalves, Sarah Cristina Dias Ribeiro, Thais Araujo, Natália Cavalcante Santiago, Marco Aurélio Marins Aguiar
Jaqueline Cortez Elpidio, Fernanda Sato Facchini, Fernando Bicocchi Canova

Artigos - Área Jurídica

Aparecida Marisa Ferreira Maciel, Ana Cristina Rafful
Jonas Rodrigo Gonçalves, Juliana Cristina Abdala Vega

Artigos - Área Sociais Aplicadas

Alexandre H. de Quadros, Jaqueline Sayumi Minagawa

Artigos - Área Exatas e Tecnologias

Luciano Galdino

Revisões de Literatura

Vinicius Marcos Pinheiro, Luciano Coutinho Gomes, Cássio Alves de Oliveira, Mateus Araújo Beletti
Caroline de Almeida Gonçalves, Lucas Azevedo Portela