v. 6 n. 1 (2021): Revista Científica UMC

					Visualizar v. 6 n. 1 (2021): Revista Científica UMC

Editorial

Em agosto de 2016 foi publicada a primeira edição da Revista Científica da UMC. Sua capa, contendo uma árvore representando o florescer do conhecimento enraizado em décadas de trabalho árduo da Universidade de Mogi das Cruzes em prol do conhecimento científico. Já nasceu grande e com a proposta desafiadora de trazer contribuições nas áreas Jurídicas, Saúde e Biológicas, Exatas e Tecnologia, Sociais Aplicadas e Educação, Cultura e Artes.

Não poderia ser diferente, afinal uma Universidade da magnitude da nossa não poderia levar o ensino, a extensão e a pesquisa sem uma revista científica que estivesse à sua altura.

Toda produção científica somente se concretiza quando seu conteúdo é publicado e, portanto, torna-se democraticamente distribuído por toda a comunidade. Se um dos propósitos de uma Universidade é o de produzir conhecimento, o verdadeiro propósito de uma revista científica é o de disseminá-lo.

E assim a Revista Científica da UMC vem cumprindo seu papel desde a sua idealização pela pró-reitoria acadêmica, sua concretização por meio do Prof. Dr. Sersi Bardari, que coordenou a revista por mais de 4 anos e agora com o nosso profícuo empenho dando continuidade a todo esse trabalho. Tornou-se não só um repositório de conteúdo, mas principalmente um rico espaço para discussões científicas de todas as áreas do saber. Desde a submissão até a sua publicação diversos protagonistas e, destaco aqui os avaliadores, desempenham um importante papel no burilamento dos artigos contribuindo assim para a garantia da qualidade da nossa revista. O rigor científico, o compromisso ético com a pesquisa são objetos norteadores da Revista Científica da UMC o que lhe permitiu galgar nestes poucos anos a notável qualificação B3 na classificação Qualis da Capes.

Como a pesquisa é um processo vivo e dinâmico, mesmo em meio a uma pandemia, demos continuidade ao trabalho para que não tivéssemos uma interrupção das publicações. Recentemente assumi o nobre desafio de coordenar essa revista e o faço com grandioso prazer como forma de devolver a universidade tudo aquilo que ela me ofereceu enquanto, aluno e agora como orgulhoso professor.

Estamos trabalhando junto ao departamento de tecnologia da instituição na atualização do nosso sistema, o Open Journal System – OJS para a sua versão mais atualizada e assim proporcionar aos diversos usuários da revista um ambiente eficaz, interativo e mais intuitivo, facilitando assim o trabalho de todos. Reformulamos o layout para as páginas dos artigos tornando a revista mais semelhante aos periódicos internacionais adequando ainda o formato do texto aos mais diversos tipos de dispositivos eletrônicos que possam ser utilizados para a leitura dos artigos.

Estamos também reestruturando o grupo de avaliadores para que continuemos a oferecer a garantia da qualidade dos trabalhos aqui publicados. Todos os artigos são submetidos a no mínimo dois avaliadores que fazem a conferência às cegas (sem a identificação dos autores) tanto dos aspectos de edição como dos aspectos relacionados ao conteúdo. Por isso que temos um grupo de avaliadores de todas as áreas do saber e de elevada expressão no meio acadêmico e esse grupo pretende crescer ainda mais com a colaboração de novos avaliadores que estamos já contatando.

Embora seja rica e notória a nossa produção científica oriunda dos nossos programas de pós-graduação, estamos também firmando parceria com outras revistas científicas para a troca de experiências e até de colaboração com artigos científicos de maneira que não tenhamos apenas publicações endógenas como também de outras importantes instituições de pesquisa.

Teremos muitas novidades pela frente e contamos com a colaboração de todos para que esse nosso canal de produção e divulgação científica continue a nos representar como uma das maiores instituições de ensino desse país.

O desafio foi lançado e aceito, agora temos que avançar firme no trabalho para honrar o compromisso de levar o nome dessa universidade para além dos nossos muros. O oceano é vasto. Que os bons ventos nos levem!

 

Prof. Claudio Osiris de Oliveira

Editor Chefe da Revista Científica da UMC

Publicado: 30-06-2021

Editorial

Artigo Completo

Artigo de Revisão