v. 7 n. 3 (2022): Revista Científica UMC

					Visualizar v. 7 n. 3 (2022): Revista Científica UMC

Há seis anos que a Revista Científica da Universidade de Mogi das Cruzes vem registrando sua passagem na ciência. Durante todos esses anos têm divulgado a produção científica da pesquisa da nossa universidade assim como de pesquisadores externos colaborando assim com a ciência como o principal remédio para o negacionismo. Anualmente, além das duas edições ordinárias, temos a edição especial do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC onde estão laureados todos os resumos expandidos dos trabalhos apresentados no Congresso de Iniciação Científica da instituição.

Todos esses projetos são desenvolvidos a partir do envolvimento de toda a comunidade acadêmica. Alunos de graduação e de pós-graduação juntamente com seus professores orientadores e pesquisadores desenvolvem seus projetos concretizando assim o trinômio de uma universidade: a pesquisa, a extensão e o ensino.

Estamos reestruturando toda a revista científica para assim melhorar a qualidade e o rigor ético e científico com base nos critérios elencados pela regulação dos instrumentos de divulgação científica do país. O corpo de avaliadores está sendo reorganizado e ampliado para que todas as áreas do saber sejam devidamente cobertas por avaliadores titulados e notoriamente envolvidos com as áreas em que se predispõem a avaliar. O processo desde a submissão, encaminhamento para a avaliação aos pares cegos e edição também estão sendo redesenhados para que o fluxo de trabalho seja devidamente otimizado aumentando assim sua eficiência e ainda diminuindo o tempo de resposta das submissões.

Iniciando na curiosidade científica, passando pelo fazer e finalizando no compartilhamento de tudo aquilo que se obteve nessa jornada é que se faz a ciência.

Enfim, estamos trabalhando nessa árdua missão de divulgar o conhecimento na esperança de dias melhores. Só o conhecimento poderá gerar um futuro melhor.

Publicado: 21-12-2022

Editorial

Artigo de Revisão