v. 2, n. 1 (2017)

A semente foi plantada

É com grande satisfação e orgulho especial que escrevo o Editorial deste 2º volume, 1º número de 2017 da Revista Científica UMC.

Sempre achei que a UMC, tão tradicional em pesquisa quanto em ensino, carecia de uma Revista Científica, disponível principalmente aos alunos de Graduação.

Quem atua na pesquisa sabe que está cada vez mais difícil publicar artigos em revistas especializadas, pois muitas delas não conseguiram se manter ininterruptas nas últimas décadas, quando ainda se exigia exemplares impressos e elevado custo de publicação.

Com a possibilidade de uma revista totalmente eletrônica, levei esta ideia para a Reitoria, que prontamente deu aval para que iniciássemos o projeto.

Tivemos a felicidade de colocar o Dr. Sersi como Editor Executivo, que conseguiu transformar o projeto em realidade. Formou-se um corpo de avaliadores extremamente qualificado, o que garante imparcialidade e qualidade nos artigos aceitos. Jamais abriríamos mão do rigor científico desta publicação na UMC.

Com isso, desde que lançamos o primeiro exemplar em 2016, a comunidade acadêmica da UMC passou a contar com um veículo de qualidade para publicações científicas. Destaco, porém, que a Revista está e sempre deverá estar aberta a todo e qualquer autor, de diferentes origens.

Minha preocupação desde o início foi com a continuidade da Revista, pois, para isso, dependemos do fluxo contínuo de submissão de artigos. Com o lançamento deste 2º volume, e tendo em vista o número de artigos do primeiro, respirei aliviado, pois o retorno obtido significa que nossa Revista está ganhando altitude e, em breve, atingirá velocidade de cruzeiro, garantindo sua sobrevivência ao longo do tempo.

A semente foi plantada, caberá agora a alunos, docentes e pesquisadores nutrirem seu crescimento, pois tenho plena certeza de que os frutos no futuro serão abundantes.

Gostaria de agradecer a todos os autores destes volumes, aos Coordenadores de Curso dos Campi Mogi das Cruzes e Villa Lobos, ao Corpo Editorial e à Magnífica Reitora, que confiaram na Revista, incentivaram o envio de artigos e acreditaram neste projeto.

Prof. Dr. Claudio José Alves de Brito
Pró-Reitor de Graduação – Campus Sede
Editor-chefe da Revista Científica UMC

Sumário

Editorial

Claudio José Alves de Brito
PDF

Destaque

Laís Fernandes dos Santos, Elaine Marcílio Santos, Rafael de Oliveira Dias, Sérgio de Oliveira
PDF

Artigos - Área Saúde e Biológicas

Flávia Aparecida Machado Cordeiro
PDF
Maria Aparecida Bortolatto de Candia
PDF
S. Noguchi, N. S. Silva, O. G. M. Silva, E. G. Bonfim-Kubatamaia, Maria Morini
PDF
Juliana Nobre Da Silva, Marcelo Cortina Santos
PDF
Wagner Alves de Souza Judice
PDF

Artigos - Área Educação, Comunicação e Artes

Viviani Anaya
PDF
Hércules Silva Moreira
PDF
Solange Cristina Maida Bazzon, Ana Maria Jesus
PDF

Artigos - Área Exatas e Tecnologias

Magda Aparecida Silvério Miyashiro, Maurício Gonçalves Vieira Ferreira
PDF
Paulo Sérgio Pinhal
PDF

Ensaios Acadêmicos

Guillermo Matías Gumucio
PDF

Revisões Sistemáticas de Literatura

Raquel Barbosa Cintra
PDF
Marta Vieira dos Santos, Pâmela Maria Moreira Fonseca, Nadir Barbosa Silva, Patricia Chimenti de Rosa
PDF