v. 6 n. 2 (2021): Especial PIBIC

					Visualizar v. 6 n. 2 (2021): Especial PIBIC

Editorial

XXIV Congresso de Iniciação Científica UMC/CNPq

Este número especial da Revista Científica UMC é composto pelos Resumos dos trabalhos realizados ao longo da 24ª edição do Programa Institucional de Iniciação Científica da UMC/CNPq.

Estes trabalhos foram desenvolvidos durante o período de setembro/2020 a outubro/2021, envolvendo alunos matriculados nos cursos de graduação desta Instituição. Mesmo diante do cenário pandêmico, que ainda persiste, temos ao todo 120 projetos concluídos, desenvolvidos por alunos voluntários, ou financiados por bolsas de estudo do CNPq ou de outras agências de fomento à pesquisa, como FAPESP, da UMC e ainda de Empresas.

A finalização desta edição se reveste de cores e conotações muito especiais. Nunca, em nossa época, a Ciência, com suas descobertas e avanços decorrentes, foi tão importante para a sociedade. Em meio à maior pandemia já enfrentada pela humanidade, aprendemos que a nossa capacidade de sobrevivência depende de trabalho conjunto, colaborativo e contínuo na construção do conhecimento científico e sua aplicação.

É nesse cenário que a Iniciação Científica desempenha seu mais importante papel: incorporar o método científico como instrumento básico do raciocínio que deverá guiar as ações dos futuros profissionais do país. Além disso, a publicação dos trabalhos constantes nesse número especial da Revista atende à missão básica da Universidade de produzir e difundir Ciência.

Gostaríamos de parabenizar todos os estudantes, orientadores e coorientadores participantes do Programa Institucional de Iniciação Científica da UMC, não apenas pelos resultados obtidos, mas também pela perseverança em desenvolver suas atividades em um ano tão atípico, como este 2021. A parceria e apoio dos Coordenadores de Curso, assim como da PROAC são indispensáveis para a boa condução do Programa, que é intrinsecamente voltado para nossos estudantes, orientados por professores.

Agradecemos aos membros do Comitê Institucional, cujas ações tanto contribuíram para o aprimoramento do nosso programa. Somos gratos, também, ao CNPq, pela concessão de bolsas de iniciação científica, assim como à UMC. Louve-se, ainda, a eficiência e dedicação do pessoal administrativo da UMC, notadamente os membros da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Finalmente, gostaríamos de dedicar essa edição especial da Revista à memória das vítimas da Covid-19 que fizeram parte da Comunidade Acadêmica da UMC.

Professora Doutora Regina Costa de Oliveira

Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação – UMC

Publicado: 11-11-2021

Editorial

PIBIC - Ciências Biológicas

PIBIC - Ciências da Saúde

PIBIC - Ciências Humanas