7. A caminho do desenho: processos de ver e criar o mundo, no contexto de uma escola de design

Autores

  • Luciano Pessoa UMC Universidade de Mogi das Cruzes / UNIP Universidade Paulista

Resumo

Resumo: Neste ensaio discute-se aspectos da prática e do ensino de desenho no contexto de uma escola superior de Design Gráfico, especialmente em perspectiva transdisciplinar, buscando o diálogo com textos e autores das áreas de Artes, Design, Literatura, Comunicação, Psicologia e Filosofia, com a intenção de alargar os horizontes de um olhar supostamente técnico, instrucional, circunstancialmente utilitário, para reencontrar o desenho como a atividade humana perene, ancestral, de conhecimento e de invenção do mundo. Em chave exploratória predominantemente teórica, tomou-se como objeto determinados momentos e atitudes no fazer do desenho ao longo da História (e Pré-História), no sentido de identificar ambientes e realidades complexas desse fazer, e que podem eventualmente situar melhor o estudante de Design nesse que é um caminho de criação. Entre os autores reportados, encontram-se Alexandre Wollner, Donis A. Dondis, Ellen Lupton, Flavio Motta, Ladislas Mandel, Paul Klee, Wassily Kandinsky.

Palavras-chave:Desenho; Projeto; Ver; Criar; Escola de Design.

 

Abstract: This essay discusses aspects of the practice and teaching of drawing in the context of a higher school of Graphic Design, especially in a transdisciplinary perspective, seeking dialogue with texts and authors from the areas of Arts, Design, Literature, Communication, Psychology and Philosophy, with the intention of widening the horizons of a supposedly technical, instructional, circumstantially utilitarian look, to rediscover drawing as a perennial, ancestral human activity of knowledge and invention of the world. As a predominantly theoretical exploratory key, some moments and attitudes of drawing throughout History (and of Prehistory) were taken as object, in order to identify complex environments and realities of this doing and to better situate the student of Design in that which is a path of creation. Among the authors reported are Alexandre Wollner, Donis A. Dondis, Ellen Lupton, Flavio Motta, Ladislas Mandel, Paul Klee, Wassily Kandinsky.

Keywords: Drawing; Project; See; Create; Design School.

Biografia do Autor

Luciano Pessoa, UMC Universidade de Mogi das Cruzes / UNIP Universidade Paulista

Arquiteto e Urbanista e pós-graduado em Design Gráfico pela Universidade de São Paulo; Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista. Leciona no curso de Design Gráfico da Universidade de Mogi das Cruzes. Mantém seu estúdio de design e comunicação em São Paulo, onde desenvolve projetos de imagem corporativa, design editorial, criação publicitária, projetos gráficos e cenográficos para música e exposições, entre outros. Mais informações em [ http://www.lucianopessoa.com.br ].

Endereço: R. Moliere, 146 / 103 - V. Sofia - São Paulo - SP - CEP 04671-090 - Brasil. 

  

Referências

BOSI, A. Arte e conhecimento em Leonardo da Vinci. São Paulo: Edusp, 2017.

CARERI, F. Walkscapes. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FERRARA, L. D. Design em espaços. São Paulo: Rosari, 2002.

_________. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 2001.

FRUTIGER, A. Sinais e símbolos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

HIGOUNET, C. História concisa da escrita. São Paulo: Parábola, 2003.

HILLMAN, J. Cidade e alma. São Paulo: Nobel, 1993.

JUNG, C. G. A natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 2000.

KANDINSKY, W. Ponto e linha sobre plano. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

KLEE, P. Pedagogical Sketchbook. Londres: Faber & Faber, 1953.

_________. Sobre a arte moderna e outros ensaios. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

LUPTON, E.; MILLER, J. A. ABC da Bauhaus. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

MANDEL, L. Escritas: espelhos dos homens e das sociedades. São Paulo: Rosari, 2006.

MOTTA, F. Desenho e emancipação. In: ANDRADE, M.; ARTIGAS, J. V.; MOTTA, F. Sobre desenho. São Paulo: Centro de Estudos Brasileiros do Grêmio da FAU-USP, 1975.

STOLARSKI, A. Alexandre Wollner e a formação do design moderno no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

VALÉRY, P. Degas Dança Desenho. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

WOLLNER, A. Origem e desenvolvimento do desenho industrial. In: Desenho industrial: aspectos sociais, históricos, culturais e econômicos. São Paulo: Fórum Roberto Simonsen, 1964.

Downloads

Publicado

30-07-2018

Como Citar

Pessoa, L. (2018). 7. A caminho do desenho: processos de ver e criar o mundo, no contexto de uma escola de design. Revista Científica UMC, 3(2). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/294

Edição

Seção

Ensaio Acadêmico