1. Educação Midiática contra "fake news"
Resumo
Resumo: Neste trabalho discute-se como a aplicação da Educação Midiática nas escolas de ensino básico pode contribuir para a neutralização das “fake news”. Foi possível considerar que os cidadãos que aprendem como funcionam os processos de produção de conteúdos midiáticos, desde telejornalismo, radiojornalismo até jornalismo impresso e na web, desenvolvem leitura mais crítica e interpretação mais lúcida dos fatos.
Palavras-chave: “Fake News”; Educomunicação; Educação Midiática; Comunicação; Redes Sociais.
Abstract: This paper discusses how the application of media education in elementary schools can contribute to the neutralization of “fake news”. It was possible to consider that citizens who learn how the processes of production of media content, from TV journalism, radio journalism to print and web journalism, develop a more critical reading and a more lucid interpretation of the facts.
Keywords: “Fake News”; Educommunication; Media Education; Communication; Social Networks.
Downloads
Referências
BNCC. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Ensino Fundamental. 2017.
_____. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Ensino Médio. 2017 BRASIL,
BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação e Realidade, Porto Alegre, v.35, n.3, p. 37-58, set/dez 2010. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 13 abr. 2019.
CHARLEAUX, João Paulo. A Educação Midiática como antídoto contra notícias falsas. Nexo, nov. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2A4I1R9. Acesso em: 20 nov. 2018.
CHARLEAUX, João Paulo. Como as “fake news” podem ser um incentivo à alfabetização midiática. Nexo, jan. 2018. Disponível em: http://bit.ly/fakenewsnexo. Acesso em: 1 mai. 2019.
FAJARDO, Vanessa. Como o analfabetismo funcional influencia a relação com as redes sociais no Brasil. BBC News Brasil, nov. 2018. São Paulo. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46177957. Acesso em: 15 mai. 2019.
GONÇALVES, Marcio. Opinião: Jornalismo Digital chega ao Ensino Médio 55 com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular”. Portal Imprensa, dez. 2018. Disponível em: http://bit.ly/imprensa-educa. Acesso em: 5 mai. 2019.
SAMPIO, Dolors Palau. Kapuscinski: guia para uma análise crítica das notícias sobre conflitos internacionais. Revista ECA (Escola de Comunicação e Artes). Comunicação & Educação, ano XIV, n.2., mai./ago., 2009.
SEGISMUNDO, Wellington Castro; GUIMARÃES, Marta Mencarini. Fake news: uma análise de agências que ajudam a identificar a veracidade de uma notícia. Anais do 13 Simpósio de TCC e 6 Seminário de IC da Faculdade ICESP. 2018, n.13, p.2279-310.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação e Educação Midiática: vertentes históricas de aproximação entre Comunicação e Educação. Comunicação & Educação, ano XIX, nº 2, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR