1. Educação Midiática contra "fake news"

Autores

  • Nayara Nascimento Francesco Universidade de Mogi das Cruzes
  • Simone Delago Leone Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo

Resumo: Neste trabalho discute-se como a aplicação da Educação Midiática nas escolas de ensino básico pode contribuir para a neutralização das “fake news”. Foi possível considerar que os cidadãos que aprendem como funcionam os processos de produção de conteúdos midiáticos, desde telejornalismo, radiojornalismo até jornalismo impresso e na web, desenvolvem leitura mais crítica e  interpretação mais lúcida dos fatos. 

Palavras-chave: “Fake News”; Educomunicação; Educação Midiática; Comunicação; Redes Sociais.

 

Abstract: This paper discusses how the application of media education in elementary schools can contribute to the neutralization of “fake news”. It was possible to consider that citizens who learn how the processes of production of media content, from TV journalism, radio journalism to print and web journalism, develop a more critical reading and a more lucid interpretation of the facts.

Keywords: “Fake News”; Educommunication; Media Education; Communication; Social Networks.

 

Biografia do Autor

Nayara Nascimento Francesco, Universidade de Mogi das Cruzes

Jornalista formada pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Simone Delago Leone, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Professora do curso de Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

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Publicado

02-02-2020

Como Citar

Francesco, N. N., & Leone, S. D. (2020). 1. Educação Midiática contra "fake news". Revista Científica UMC, 5(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/955