Declaração de Uso de IA

A RCUMC segue as recomendações do Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (ICMJE), com o objetivo de promover a transparência e a conduta ética na pesquisa e publicação científica.

A inteligência artificial (IA) tem sido cada vez mais utilizada em diversas áreas, incluindo a pesquisa científica. Quando os autores usam IA generativa e tecnologias assistidas por IA no processo de redação, essas tecnologias devem ser empregadas exclusivamente para aprimorar a legibilidade e a linguagem do texto. A aplicação dessas tecnologias deve ocorrer sob supervisão e controle humanos, e os autores devem revisar e editar o conteúdo cuidadosamente, visto que a IA pode gerar textos com aparência autoritativa, mas que podem estar incorretos, incompletos ou tendenciosos.

IA e tecnologias assistidas por IA não devem ser listadas como autor ou coautor, nem citadas como autores. Por exemplo, chatbots (como o ChatGPT) não devem ser listados como autores, pois não podem ser responsáveis pela precisão, integridade e originalidade do trabalho, responsabilidades essas que são exigidas para atribuição de autoria. Portanto, os humanos são responsáveis por qualquer material submetido que inclua o uso de tecnologias assistidas por IA.

No momento da submissão, os autores devem divulgar se utilizaram IA ou tecnologias assistidas por IA (tais como Modelos de Linguagem de Grande Escala [LLMs], chatbots ou criadores de imagens) na produção de seu manuscrito. Uma declaração aparecerá no trabalho publicado. É importante ressaltar que os autores são, em última instância, responsáveis e devem assumir a responsabilidade pelo conteúdo do trabalho.

Autores que utilizam essas tecnologias devem descrever, tanto na carta de apresentação quanto no manuscrito, na seção apropriada, se aplicável, como utilizaram a IA. Por exemplo, se a IA foi utilizada para auxílio na redação, isso deve ser descrito na seção de agradecimentos. Se a IA foi usada para coleta de dados, análise ou geração de figuras, o uso deve ser detalhado nos métodos.

Os autores devem assegurar que não há plágio em seu manuscrito, incluindo textos e imagens gerados pela IA, e garantir a atribuição apropriada de todo o material citado, incluindo as devidas citações completas.

Instruções de Divulgação

Os autores devem divulgar o uso de IA generativa e tecnologias assistidas por IA adicionando uma declaração no manuscrito.

Exemplo de Declaração: Durante a preparação deste trabalho, o(s) autor(es) utilizou(aram) [NOME DA FERRAMENTA / SERVIÇO] para [MOTIVO]. Após o uso dessa ferramenta/serviço, o(s) autor(es) revisou(aram) e editou(aram) o conteúdo conforme necessário e assume(m) total responsabilidade pelo conteúdo da publicação.

Esta declaração não se aplica ao uso de ferramentas básicas para verificação de gramática, ortografia, referências, etc. Se não houver nada a declarar, não é necessário adicionar a declaração.