v. 4 n. 3 (2019): Especial PIBIC

					Visualizar v. 4 n. 3 (2019): Especial PIBIC

XXII Congresso de Iniciação Científica UMC/CNPq

As bolsas de Iniciação Científica surgiram desde a criação do CNPq, em 1951, em número reduzido atendendo a poucas áreas de conhecimento. Paulatinamente foi crescendo até que em 1988 foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que hoje envolve mais de uma centena de instituições.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) insere-se como uma das mais felizes iniciativas do CNPq no âmbito do binômio ensino-pesquisa. Em um processo dialético de grande eficiência, coloca o aluno de graduação em contato com a pesquisa, estimula a iniciativa, a execução, a prática do método e o espírito crítico. Ao mesmo tempo, estimula o pesquisador à prática da orientação, à concepção de projetos em equipe, coordenados em assuntos e temas. Permite ainda às instituições a formulação de políticas de pesquisa e contribui para a continuidade de linhas de estudo que muito provavelmente os bolsistas do PIBIC continuarão em seus mestrados e doutorados.

O PIBIC na UMC, criado em 1997, é um importante instrumento dentro desse processo de busca de excelência acadêmica, e a realização do Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes, além de cumprir uma exigência do CNPq, constitui-se em um fórum de debates que serve de cenário para o amadurecimento de seus estudantes.

Este número especial da Revista Científica UMC é dedicado a apresentar os resumos expandidos dos trabalhos realizados na 22ª edição do Programa de Iniciação Científica da UMC/CNPq. Esta Revista apresenta os resultados dos 191 projetos desenvolvidos pelos estudantes participantes, tanto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), como do Programa Voluntário de Iniciação Científica (PVIC), assim como de bolsistas apoiados por outras agencias, como FAPESP e Instituto Ecofuturo, no período de agosto/2018 a julho/2020, no Campus Sede (Mogi das Cruzes) e no Campus Villa Lobos (São Paulo).

Agradecemos aos membros do Comitê Institucional que, com sugestões, críticas e seleção dos alunos, permitiram o aprimoramento do Programa de Iniciação Científica na UMC. Ao CNPq pela concessão de bolsas de iniciação científica, ressaltando que mais bolsas institucionais foram concedidas pela própria Universidade de Mogi das Cruzes, a quem devemos em grande parte o sucesso do programa de Iniciação Científica. De modo especial, agradecemos aos professores orientadores pela sua dedicação aos estudantes. Louve-se também a eficiência e dedicação do pessoal administrativo, da FAEP, dos órgãos superiores da UMC, especialmente da Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Finalmente parabenizamos todos os estudantes participantes do PIBIC/CNPq/UMC pelo esforço em contribuir para um programa que é deles e feito para eles.

Professora Doutora Regina Costa de Oliveira
Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação UMC

Publicado: 06-10-2019

PIBIC - Ciências Biológicas

PIBIC - Ciências Humanas

PIBIC - Ciências Exatas e da Terra / Engenharia

PIBIC - Ciências da Saúde