Revista Científica UMC (RCUMC) adota a Declaração de Avaliação de Pesquisa (DORA)

22-11-2023

A Revista Científica UMC (RCUMC), comprometida em seguir as diretrizes estabelecidas pelo Diretório das Revistas Científicas Eletrônicas Brasileiras (MIGUILIM), o Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Cientificas Brasileiras (DIADORIM) e o Movimento de Acesso e Ciência Aberta, tem o prazer de anunciar a adoção oficial da Declaração de Avaliação de Pesquisa (DORA) como parte de seu código de ética e diretrizes internacionais.

A DORA (https://sfdora.org), criada em 2021, destaca a importância de aprimorar as metodologias de avaliação de resultados de pesquisas acadêmicas, visando promover abordagens mais eficazes e abrangentes. A iniciativa da RCUMC de abraçar a DORA demonstra seu compromisso contínuo com a excelência editorial e a promoção de uma comunicação científica ética e de qualidade.

O editor-chefe da RCUMC, Prof. Dr. Fabiano B. Menegidio, expressou entusiasmo pela adoção da DORA, comentando: “Reconhecemos a necessidade de avançar na maneira como avaliamos os resultados da pesquisa acadêmica. A DORA oferece uma estrutura sólida que nos guiará na implementação de práticas mais justas e rigorosas, garantindo que as contribuições dos pesquisadores sejam avaliadas de maneira criteriosa e imparcial.”

Com a nova diretriz, os artigos científicos submetidos à RCUMC devem atender a critérios específicos que refletem a dedicação da revista à qualidade e originalidade da pesquisa. Entre os requisitos estão:

  1. Ineditismo: A RCUMC acolhe apenas pesquisas inéditas, alinhadas com sua linha editorial. Submissões que já tenham sido publicadas em anais de simpósios, congressos, ou que se trate de traduções de periódicos científicos estrangeiros, não serão aceitas.
  2. Autoria Responsável: Para áreas do conhecimento onde a revista não possua avaliadores qualificados em seu corpo editorial, a equipe editorial solicitará aos autores “uma carta ao editor, contendo cinco sugestões de avaliadores e as efetivas contribuições de cada autor”. Essa medida, já adotada por revistas internacionais, visa garantir a avaliação apropriada e imparcial dos manuscritos.
  3. Flexibilização: Reconhecendo a diversidade das contribuições científicas, a RCUMC oferece maior flexibilidade em relação ao número de palavras, figuras e referências em seus artigos. Chamadas especiais e dossiês temáticos poderão receber recomendações específicas para melhorar a experiência do leitor.

Com a adoção da DORA, a Revista Científica UMC solidifica seu compromisso em promover práticas de avaliação de pesquisa mais justas, transparentes e abrangentes. Ao incorporar essa diretriz, a RCUMC continua a desempenhar um papel fundamental na disseminação de descobertas acadêmicas de alta qualidade, contribuindo para o avanço do conhecimento e da pesquisa científica globalmente.

 

images?q=tbn:ANd9GcSmEXexhBccIjHeNA0EO1xfCksVqBrNQ22w95LNlHFywNPDjvr339s8-b0ViTxG5kn5tvE&usqp=CAU