AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO: COMO O LAUDO TEM SIDO PERCEBIDO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA?

Autores

Resumo

Objetiva-se perceber o fracasso escolar tal como uma doença provocada por diferentes interferências, alastrando-se por anos em nossa educação brasileira e como os laudos têm funcionado para compor este panorama. Este artigo está organizado de modo que a primeira parte clarifique como avaliação e intervenção estão compreendidas com base na perspectiva da Pedagogia Histórico – Cultural, em seguida, empenha-se em um panorama de como a avaliação funcionava e passa a assumir algumas práticas atuais de nossas escolas e professores. Por fim, se tem necessário situar professor, aluno e sociedade, compreendendo as múltiplas interferências que recebem ao atuar no processo escolar.

Biografia do Autor

Bruna Feitosa Marques, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes. Concluinte do curso de pós-graduação em psicopedagogia com ênfase em clinica por esta mesma instituição. Atuou como professora na Prefeitura de Guararema e atualmente atua na Prefeitura de Mogi das Cruzes como professora. 

Reside em: Rua Antônio Ruiz Veiga, 08773-495, nº100, bloco 7, apartamento 104. Mogi das Cruzes - SP.

Celia Regina da Silva, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Graduação em psicologia; Doutorado em Educação pela Unesp Araraquara; Atuou como psicóloga na SME de Guarulhos/SP e como diretora de escola no mesmo município. Atualmente é professora do curso de graduação em Pedagogia na Universidade de Mogi das Cruzes e do curso de pós graduação em psicopedagogia na mesma instituição.

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Publicado

28-12-2021

Como Citar

Marques, B. F., & da Silva, C. R. (2021). AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO: COMO O LAUDO TEM SIDO PERCEBIDO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA?. Revista Científica UMC, 6(3). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/1051

Edição

Seção

Ensaio Acadêmico