9. A influência do product placement na série The Big Bang Theory

Autores

  • Paloma Aline C. de Souza
  • Andreza Teixeira dos Santos
  • Severino José de Brito Neto
  • Hércules Silva Moreira Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender a influência dos Product Placement existentes na série americana The Big Bang Theory no comportamento de compra dos espectadores, além de entender sobre de que maneira a audiência encara a inserção de marcas reais na ficção. O Product Placement consiste na técnica de inserir um produto ou marca real no contexto de uma história ficcional, seja televisiva ou cinematográfica, para utilizar-se da empatia gerada pela narrativa e pela identificação com os personagens como meio de publicidade. Utilizou-se o método de abordagem quantitativa, pesquisa de opinião, por meio da técnica questionário pela internet para coleta de dados. A análise dos resultados gerou alguns “insights” que podem ser utilizados pela Publicidade.

Palavras-chave: Subliminar; Product Placement; Influência; Nerds; Seriado de Televisão.

 

Abstract: This study aims to understand the influence of the existing Product Placement in the American series The Big Bang Theory on the buying behavior of the spectators, and understand about how the audience sees the inclusion of real brands in fiction. The Product Placement is the technique of inserting an actual product or brand in the context of a fictional story, either television or film, to be used empathy generated by the narrative and the identification with the characters as an advertising medium. We used the quantitative method of approach, opinion research through the questionnaire technique on the Internet for data collection. The results generated some insights that can be used by the Advertising.

Keywords: Subliminal; Product Placement; Influence; Nerds; Television Series.

Biografia do Autor

Hércules Silva Moreira, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Políticas Públicas, MBA em Comunicação e Marketing e Pós-graduado em Comunicação Televisiva. Jornalista e professor universitário.

Referências

CALAZANS, Flávio. Propaganda subliminar multimídia. 5. ed., São Paulo: Summus, 1992.

MLODINOW, Leonard. Subliminar: como o inconsciente influencia nossas vidas. 1. ed., Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

NOVELLI, Ana Lucia Romero. Pesquisa de opinião. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2 ed., 7. Reimpr., São Paulo: Atlas, 2014.

TRINDADE, Eneus. Merchandising em telenovela: a estrutura de um discurso para o consumo. Comunicação, marketing, cultura: sentidos da administração do trabalho e do consumo. São Paulo: ECA/USP, pp. 154-166, 1999.

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Publicado

12-11-2016

Como Citar

Souza, P. A. C. de, Santos, A. T. dos, Brito Neto, S. J. de, & Moreira, H. S. (2016). 9. A influência do product placement na série The Big Bang Theory. Revista Científica UMC, 1(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/11