Fusões e aquisições de empresas: a segurança da empresa que disponibilizará informações sigilosas durante a Due Diligence
Resumo
Este artigo abordará fusões e aquisições de empresas, especificamente a segurança da empresa que disponibilizará informações sigilosas durante a Due diligence. Investiga o seguinte problema: como garantir a segurança das informações sigilosas que são disponibilizadas durante um processo de Due Diligence em uma fusão ou aquisição de empresas? O objetivo geral é avaliar a segurança da empresa que disponibilizará informações sigilosas durante um processo de Due Diligence em uma fusão ou aquisição de empresas. Os objetivos específicos são: definir os procedimentos realizados durante um processo de venda ou aquisição de uma empresa, além de analisar como acontece o processo de Due Diligence durante a fusão ou aquisição, e propor uma hipótese para garantir a segurança das informações sigilosas disponibilizadas durante o processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa teórica que teve duração de seis meses.
Downloads
Referências
BARQUETE, Lucas Alexandre; Criação de uma nova disciplina no curso de direito: a auditoria jurídica. Revista dos estudantes de Direito da UNB. Ano 2012, vol. 10-E.
CAMPINHO, Sérgio. Curso do direito comercial: direito de empresa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018
CZELUSNIAK, Vivian Amaro; COLETTI, Richard Maiky. Sistemática de Proteção de Credores nas operações de Fusão e Incorporação de Empresas Envolvendo Sociedades Anônimas. Revista Thesis Juris. Ano 2017, Vol. 6, n 1.
LEITAO, Carla Renata Silva; GALLI, Oscar Claudino; Volatilidade em fusões e aquisições: um estudo no mercado brasileiro. Organizações em contexto, São Bernardo do Campo. Ano 2014, Vol. 10, n 20.
LUZIO, Eduardo. Fusões e aquisições em ato – Guia prático: geração e destruição de valor em M&A. Rio de Janeiro: SENAC, 2014, p. 24.
MEMEDE, Gladston. Direito societário-sociedades simples e empresárias. São Paulo: Atlas, 2019.
MINADEO, Roberto. Fusões E Aquisições: Visão Panorâmica e estudos de casos analisados segundo o Modelo de Weisbach (1993). Revista Gestão.Org. 2017, Vol. 15, n 2.
PEREIRA, Frederico Cesar Mafra; CARVALHO, Rodrigo Baroni; MELO, Victor Luiz Teixeira; JORDÃO, Ricardo Vinícius Dias. Capital Intelectual & Fusões e Aquisições; um estudo de caso em uma instituição financeira de classe mundial. Anais do IV SINGEP – São Paulo – SP – Brasil – 08,09 e 10/11/2015.
RAUPP, Fabiano Maury; WARKEN, Ricardo Muller; Utilização da Due Diligence em processo de Fusão e Aquisição. Pensar Contábil. Ano 2009, vol.11, n 45.
ROCHA, D. S. R.; QUATTRINI, L. T. Direito societário: Fusões, aquisições, reorganizações societárias e due diligence. São Paulo: Saraiva, 2012.
SAITO, Carolina; Gun Jumping e troca de informações sensíveis entre concorrentes com controle prévio de estruturas do SBDC. RDC. Ano 2013, vol. 1, nº 2.
SALES, Émerson Nogueira; ALVARES, Adilson. A Importância da Due Diligence Trabalhista nos processos de Fusão e Aquisição. Revista Liceu On-Line. Ano 2016, Vol. 6, n 1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR