COMUNIDADES DE FORMIGAS EM DIFERENTES HABITATS DE PARQUES URBANOS
Resumo
Os parques urbanos são importantes locais para a preservação da biodiversidade, especialmente quando há vegetação nativa. O objetivo deste estudo foi analisar as comunidades de formigas em diferentes habitats de parques urbanos, com vegetação nativa de Mata Atlântica. As coletas foram realizadas em três parques, situados na cidade de Mogi das Cruzes (SP). Em cada parque, as formigas foram coletadas em quatro habitats (superfície da serapilheira, serapilheira, vegetação e galhos). No total foram registradas 79 espécies, sendo a serapilheira o habitat mais rico. Apenas seis espécies foram registradas em todos os habitats. As comunidades de formigas na superfície da serapilheira e serapilheira são similares entre si. Espera-se que os resultados deste estudo complemente o conhecimento sobre a biodiversidade de formigas em parques urbanos com vegetação nativa de Mata Atlântica, e possam ser usados em programas para a conservação em áreas verdes urbanas.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR