14. A leitura e o ensino de literatura do Espírito Santo no ensino médio: tensões e divergências
Resumo
Discutir o ensino de literatura muitas vezes pode parecer uma tarefa desnecessária, dado ao fato de muitas pessoas o imaginarem como instrumento de entretenimento e não de formação. Ao contrário do que se pensa, sabemos que, se a literatura for apresentada de modo atraente, pode fazer com que o aluno desperte o gosto pela leitura. Para o ensino das manifestações culturais e literárias, propomos aqui uma reflexão sobre ensino e leitura de literatura do Espírito Santo em salas de aula do ensino médio. Dessa forma, pretendemos tratar como a literatura regional é inserida no ensino médio estadual e o que orienta o Currículo Básico das Escolas Estaduais do Espírito Santo (CBEE-ES) para a sistematização dos conhecimentos culturais literários produzidos no estado brasileiro do Espírito Santo em sala de aula.
Palavras-chave: Leitura e Ensino de Literatura; CBEE-ES; Espírito Santo.
Abstract: Discussing the teaching of literature can often seem an unnecessary task, given that many people imagine it as an entertainment tool rather than a training tool. Contrary to popular belief, we know that if the literature is presented in a compelling way it can make the pupil arouse a taste for reading. For the teaching of cultural and literary manifestations, we propose here a reflection on the teaching and reading of literature of the Espírito Santo in high school classrooms. Thus, we intend to treat how the regional literature is inserted in the state high school and what guides the Currículo Básico das Escolas Estaduais of the Espírito Santo (CBEE-ES) to systematize literary cultural knowledge produced in the Brazilian state of Espírito Santo in the classroom.
Keywords: Reading and Teaching of the Literature; CBEE-ES; Espírito Santo.
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