ESQUISTOSSOMOSE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E SITUAÇÃO EM MOGI DAS CRUZES
Resumo
A esquistossomose é uma doença de notificação compulsória e um importante problema de saúde pública no país por ser muito prevalente, pela severidade das formas clínicas e evolução. O objetivo desse estudo é mostrar a situação da esquistossomose no município de Mogi das Cruzes, além de conscientizar sobre todo o processo da doença. Foi realizada pesquisa bibliográfica e análise de dados do DATASUS. A população do município de Mogi das Cruzes ainda possui diversos fatores de risco ao desenvolvimento da esquistossomose, como residência em área rural e saneamento básico inadequado, o que torna importante esse estudo para conscientização do público da área da saúde e população do município.
Palavras-chave: Esquistossomose; parasita; Mogi das Cruzes.
Downloads
Referências
BAHIA. Secretaria da Saúde. Superintendência da Vigilância e Proteção da Saúde (SUVISA). Programa de Controle da Esquistossomose. Salvador, Julho 2017. Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/Programa-de-Controle-da-Esquistossomose-PCE-jul-2017.pdf
Acesso em 16.11.2020.
BARBOSA, CS et al. Parte VI- Epidemiologia e Controle. 33: Epidemiologia e controle da Esquistossomose mansoni. Schistosoma mansoni e Esquistossomose: uma visão multidisciplinar. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2008, p. 964-1008.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único. 3ª ed, Brasília, 2019, Cap. 09- p. 552-582.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Vigilância da Esquistossomose mansoni: diretrizes técnicas. 4ª. ed. Brasília, 2014, p. 53-57.
Censo IBGE, 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/sp/mogi-das-cruzes.html
Acesso em 18.11.2020.
Censo IBGE, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/mogi-das-cruzes/pesquisa/23/25207?tipo=ranking
Acesso em 18.11.2020.
http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sinannet/cnv/esquistosp.def Acesso em 16.11.2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR