13. A pesquisa como processo de ensino-aprendizagem: uma experiência docente e discente
Resumo
Neste relato tem-se por objetivo apresentar um relato de experiência de ensino-aprendizagem que envolveu docente e discente do curso superior de administração de uma IES privada, localizada no município de Vila Velha (ES). A experiência apresentada deu-se como complemento das atividades de sala de aula, tendo sido desenvolvida no seio do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração (NEPA). Por meio deste relato, julgamos possível demonstrar que a produção de conhecimento que ocorre por meio da pesquisa e produção de artigos científicos é bastante significativa, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e competências que corroboram para uma formação sólida que se inicia em sala de aula. Além disso, inferimos que os bons resultados obtidos têm despertado a IES para a abertura de outros campos de pesquisa.
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem; Pesquisa; Conhecimento; Habilidades; Competências.
Abstract: In this paper we aim to present an account of the teaching-learning experience that involved both faculty and students of an undergraduate program in administration at a private institution of higher learning in the municipality of Vila Velha (ES). The experience here presented was given as a supplement to classroom activities, having been developed at the Núcleo de Estudos e Pesquisas em Administração (NEPA). Through this report, we believe it is possible to demonstrate that the production of knowledge occurring through the research and production of scientific papers is quite significant, enabling the development of skills and competencies, which provide support for a solid education that begins in the classroom. In addition, we infer that the good results obtained have awakened the institution of higher learning for the opening of other fields of research.
Keywords: Teaching-Learning; Research; Knowledge; Skills; Competencies.Downloads
Referências
BODART, Cristiano das Neves; TORRES, Kamille Ramos; SILVA, Roniel Silva. Avaliação dos sítios municipais da Região Metropolitana da Grande Vitória. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 20, n. 66, jan./jun. 2015. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cgpc/article/view/45455. Acesso em: 21 jun. 2016.
DEMO, Pedro. Praticar ciência: metodologias do conhecimento científico. Editora Saraiva: São Paulo, 2011.
DEMO, Pedro. Professor / Conhecimento. Unb. 2001. p. 1-12. Disponível em: http://www.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fProfessor_Conhecimento.pdf. Acesso em: 11 abr. 2015.
DEMO, Pedro. Universidade e pesquisa: agonia de um anti-modelo. Motrivivência. n. 5, p. 17 – 33. Dez. 1994. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14498/13279. Acesso em: 11 abr. 2015.
LIÑARES, Laura Patricia. El método científico en la enseñanza de ciencias sociales en la educación de jóvenes y adultos. Red. Iberoamericana de comunicación y divulgación cientifica. 30 jan. 2015. Disponível em: http://www.oei.es/divulgacioncientifica/?El-metodo-cientifico-en-la&utm_content=buffer4fdd7&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer. Acesso em: 12 abr. 2015.
MORAES, Flavio Fava de; FAVA, Marcelo. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo em perspectiva. São Paulo, vol.14 n.1, p. 73-77. Jan./Mar. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9803.pdf. Acesso em: 11 abr. 2015.
SCHWARTZMAN, Simon. Pesquisa Universitária e Inovação no Brasil. Seminário internacional sobre avaliação de políticas de ciência, tecnologia e inovação: diálogo entre as experiências internacionais e brasileiras. Rio de Janeiro, 3-5 Dez. 2007. Disponível em: https://archive.org/details/PesquisaUniversitariaEInovacaoNoBrasil. Acesso em: 10 abr. 2015.
TORRES, Kamille Ramos; BODART, Cristiano das Neves. Acessibilidade de portadores de deficiências visual e auditiva: em pauta os sítios públicos municipais da Região Metropolitana da Grande Vitória/ES. Revista FOCO, Vila Velha, v.7, n.2, jun./dez. 2014. Disponível em: http://www.revistafocoadm.org/index.php/foco/article/view/114. Acesso em: 21 jun. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR