5. Neurociência, ciência da educação e educação física

Autores

  • Luiz Henrique Peruchi Universidade de Mogi das Cruzes
  • Rodrigo Silveira da Silva Universidade de Mogi das Cruzes
  • João Pedro Arantes Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo

Neste trabalho, teve-se por objetivo verificar a importância de unir a Neurociência à Ciência da Educação no processo de aprendizagem do aluno, e comparar a aprendizagem de alunos submetidos a uma metodologia de ensino embasada em Neurociência com alunos submetidos a metodologia usada pela instituição. O método utilizado foi a pesquisa de campo, com amostra randomizada de 30 alunos de escola pública, divididos em dois grupos: Experimental (GE) e Controle (GC); com idades entre 11 e 13 anos, de ambos os gêneros. A avaliação foi feita por meio de um questionário de osteologia. Na avaliação pré-intervenção foi obtido o seguinte resultado: o GE obteve 13,33% (2,8±1,21) de acertos e o GC 14,57% (3,06±1,03). Na pós-intervenção, GE 63,8% (13,4±3,26) e GC 37,42% (7,86±2,82) (p<0,05), Concluiu-se que metodologias de ensino embasadas em Neurociência podem sim ter uma relevância no processo de aprendizado do aluno. A média de acertos entre os grupos teve uma diferença significativa. Recomenda-se estudos específicos sobre cada recurso abordado neste estudo.

Palavras-chave: Neurociência; Educação; Educação-Física.

 

Abstract: In this work we had by objective to determine the importance of uniting the Neuroscience and Education Science in the students learning process, and compare the students learning submitted to a teaching methodology grounded in neuroscience with students learning submitted to a methodology used by institution. The method used was the field research, with 30 students as sample (randomized) in a public school, divided into groups experimental (EG) and control (CG) aged between 11 and 13, both genders. The evaluation was done by an osteology questionnaire. In pre-intervention was obtained the following results: EG averaged 13.33% (2.8 ± 1.21) of correct alternatives and CG 14.57% (3.06 ± 1.03). In post-intervention, GE 63.8% (13.4 ± 3.26) and GC 37.42% (7.86 ± 2.82) (p <0.05). We conclude that teaching methodology grounded in neuroscience may rather the students learning process. The score between the groups had a significant difference. It is recommended specific studies about each pedagogical resource addressed in this study.

Keywords: Neuroscience; Education; Physical Education.

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Publicado

12-11-2016

Como Citar

Peruchi, L. H., Silva, R. S. da, & Arantes, J. P. (2016). 5. Neurociência, ciência da educação e educação física. Revista Científica UMC, 1(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/17