Trabalho voluntário em palhaçaria e sua influência no futuro profissional: uma pesquisa de opinião
Palavras-chave:
Voluntariado, Palhaço-voluntário, Palhaçaria, Opinião EstudantilResumo
Objetivo: Verificar a opinião de estudantes de cursos da saúde sobre o trabalho do palhaço-voluntário na formação profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de opinião. Para a realização dessa pesquisa, 4 questões vinculadas a plataforma “Google Forms” foram divulgadas através das redes sociais e respondidas por 124 discentes da área da saúde matriculados em instituições de ensino superior brasileiras. Resultados: Dentre os 124 participantes, 94,4% acreditam que os estudantes devem fazer voluntariado durante a graduação. Nenhum participante achou inadequado ser palhaço de hospital durante a graduação. 80% acreditam que estes alunos “tendem a ser profissionais melhores”, os outros 20% disseram "ser uma prática apropriada, porém não interfere no futuro profissional". 25% dos participantes acreditam não haver necessidade de um curso de formação para atuar como palhaço. Por fim, 99,2% consideram que ser palhaço faz com que o médico tenha uma relação mais próxima com o paciente, cumprindo a intenção do voluntário: conhecer e se aproximar das realidades das pessoas promovendo um contato mais empático. Conclusão/Considerações finais: Os participantes acreditam que a palhaçaria aprimora os profissionais. No entanto, destaca-se a necessidade de divulgação da complexidade desse trabalho voluntário, pois parte dos pesquisados não a compreende totalmente.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR