1. Classe hospitalar: inclusão além dos muros escolares

Autores

  • Hamilton de Oliveira Telles Junior Universidade de Mogi das Cruzes http://orcid.org/0000-0002-4735-3685
  • Rute Eduarda Monaco de Moraes Oliveira Telles Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul
  • Rosalia Maria Netto Prados Universidade Mogi das Cruzes

Resumo

A inclusão é um princípio que abrange diferentes situações voltadas para minimizar as desvantagens sociais, políticas, econômicas e culturais, com a finalidade de quebrar barreiras e atender às necessidades individuais. No contexto educacional, muitas pesquisas e experiências vêm sendo desenvolvidas no intuito de identificar e analisar o que impede a plena realização dos direitos das pessoas com necessidades especiais. Essas necessidades podem ser definidas como temporárias ou definitivas, mas levam o aluno a se desligar de seu grupo de amigos na escola. Desse modo, pensar em manter os vínculos sociais e educacionais está intimamente ligado à inclusão. Procurou-se, através da pesquisa, entender a inclusão e sua relação com a Classe Hospitalar e demonstrar, por meio de gráficos e imagens, as classes hospitalares em Mogi das Cruzes e Suzano. Apesar das políticas nacionais de educação e saúde, a implantação de classe hospitalar ainda é pouco significativa no cenário nacional. 

Palavras-chave: Pedagogia; Educação Especial; Necessidades Educacionais Especiais; Atendimento Educacional Especializado; Educação no Hospital.

 

Abstract: The inclusion is a postulate that includes different situations aimed at minimizing social, political, economic and cultural disadvantages, in order to break down barriers and to assist to the individual needs. In the education context, many researches and experiences have been developed in order to identify and to analyze what prevents the full accomplishment of the people's rights with special needs. These needs can be defined as temporary or definitive, but they take the student separating of his group of friends in the school. So that to think in maintaining the social and education bonds it is intimately linked to the inclusion. It was sought, through the research, to understand the inclusion and its relationship with the hospital class and to demonstrate, through graphs and images, the hospital class in Mogi das Cruzes and Suzano. Despite the national politics of education and health, the implantation of hospital class is still a lot of little significant in the national scenery.

Keywords: Pedagogy; Special Education; Special Education Needs; Specialized Education Service; Education in the Hospital.

Biografia do Autor

Hamilton de Oliveira Telles Junior, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestrando em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes. Graduado em Psicologia pela Universidade Braz Cubas, Bacharel e Licenciado. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Camilo Castelo Branco, Administração Escolar e Supervisão Escolar. Especialização, Pós Graduação; Lato-Sensu; em Informática na Educação pela Universidade Federal de Lavras. Professor nos curso de Pós Graduação e Pedagogia na Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul; CEVAP Centro Educacional Vale do Paraíba; Evolução Cursos Lato Sensu; AESP Associação Educacional de São Paulo.

Rute Eduarda Monaco de Moraes Oliveira Telles, Faculdade Paulista de Serviço Social de São Caetano do Sul

Docente nos cursos de Pós-graduação na área da educação, especialista em Pedagogia pela Universidade Metodista e graduada em Letras pela Universidade Camilo Castelo Branco e em Direito pela FMU-Faculdades Metropilotanas Unidas

Rosalia Maria Netto Prados, Universidade Mogi das Cruzes

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), da Faculdade de Tecnologia do Centro Estadual de Educação Tecnológica (FATEC) e do Curso de Letras das Faculdades Bandeirantes de Suzano (UNISUZ). 

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Publicado

30-07-2018

Como Citar

Telles Junior, H. de O., Telles, R. E. M. de M. O., & Prados, R. M. N. (2018). 1. Classe hospitalar: inclusão além dos muros escolares. Revista Científica UMC, 3(2). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/212