4. Os desafios da inclusão de pessoas com deficiência intelectual nas empresas do Alto Tietê (SP)

Autores

  • Kátia Edvirges Venerando Bonani Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
  • Débora Oliveira Pereira Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
  • Luci Mendes de Melo Bonini Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
  • Neusa Haruka Sesaki Gritti Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Resumo

Estuda-se a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho, a partir da Lei nº 8.213/91 que estabeleceu cotas para pessoas com deficiência nas empresas com mais de cem funcionários. O foco do estudo foi compreender o processo de inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência realizado por uma instituição da Região do Alto Tietê, zona leste metropolitana de São Paulo. Realizou-se um estudo de caso com revisão de literatura sobre o tema e dados coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com a presidente de uma ONG que cuida da inserção de PCDs na região em estudo. Os resultados demonstraram que existe uma orientação para contratação de pessoas com deficiência na região e que há uma divulgação do trabalho realizado pela instituição com 200 contratações em 17 anos de atuação.

Palavras-chave:Inclusão; Deficiência Intelectual; Mercado de Trabalho.

 

Abstract:The paper relates the inclusion of people with intellectual disabilities in the labor market, from the Brazilian law 8.213/91 that established quotas for people with disabilities in companies with over 100 employees. The focus of the study was to understand the process of integration into the labor market of people with disabilities held by an institution in the region of the Alto Tietê, São Paulo Metropolitan East Zone. A case study research was taken with review of literature on the topic and data collected by an interview with the President of a Non-Governmental Organizations (NGO) that takes care of the insertion of people with disabilities in the region. The results showed that there is a guideline for hiring people with disabilities in the region and that there is a disclosure of the work carried out by the institution with 200 hiring in the last 17 years.

Key words:Inclusion; Intellectual Disabilities; The Labor Market.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Edvirges Venerando Bonani, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Graduação em Psicologia - Universidade Metodista de São Paulo. MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas - Fundação Getúlio Vargas (FGV). Certificação de Coaching - Marcondes Consultoria (Ane Araújo), Desenvolvimento de Liderança – Tailor Made Consulting, Líder do Futuro - Crescimentum. Professora da Universidade de Mogi das Cruzes - UMC. Experiência em consultoria na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

Débora Oliveira Pereira, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Graduação em Propaganda, Publicidade e Criação com Habilitação em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica - PUC SP. Docente da Universidade de Mogi das Cruzes na área de Administração. Atuação no setor bancário.

Luci Mendes de Melo Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Dra. em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente no Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes, UMC e docente colaboradora no programa de Mestrado em Habitação: Tecnologia e Planejamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP), USP.

Neusa Haruka Sesaki Gritti, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (1973), graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica (1998) e doutorado em Psicologia como Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). É Professor Assistente-Doutor - Universidade de Mogi das Cruzes, FATEC Itaquaquecetuba e FATEC Mogi das Cruzes. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem de língua inglesa, ensino, aprendizagem, aprendizagem de inglês e leitura e também na disciplina Comunicação Empresarial.

Referências

BARBOSA, L. C.; MARINHO, B. R.; ALVES, C. G. R.; SILVA; V. M. A exclusão do deficiente intelectual do mundo do trabalho. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.9, n.1, p.266-275, 2017. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/download/17288/14367. Acesso em: 13 abr. 2018.

BATALIOTTI, S. E. Profissionalização dos deficientes no contexto atual I [recurso eletrônico]. Cengage, São Paulo, 2016. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522122561/cfi/1!/4/4@0.00:49. Acesso em: 4 maio 2017.

BRASIL. Ministério do Trabalho (MT). Programa de disseminação das estatísticas do trabalho (PDET). Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2015. Disponível em: http://pdet.mte.gov.br/rais?view=default. Acesso em: 3 maio 2017.

BRASIL. Palácio do Planalto - Presidência da República. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3298.htm. Acesso em: 27 abr. 2017.

BRASIL. Palácio do Planalto. Presidência da República. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 27 abr. 2017.

BRASIL. Palácio do Planalto. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 27 abr. 2017.

BRASIL. Palácio do Planalto. Presidência da República. Lei Nº 8.213, de 24 de julho de 1991. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8213cons.htm. Acesso em: 26 abr. 2017.

ELIAS, D. A.; QUARESMA, A. G. O desafio da formação e inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência intelectual leve (PCDIL). Rev. De Jure. v.16. n. 28, jan./jun. 2017. Disponível em: https://aplicacao.mpmg.mp.br/xmlui/handle/123456789/1321. Acesso em: 13 abr. 2018.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo Demográfico 2010. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/caracteristicas_religiao_deficiencia/default_caracteristicas_religiao_deficiencia.shtm. Acesso em: 26 abr. 2017.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa nacional de saúde, 2013, ciclos de vida: Brasil e grandes regiões. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv94522.pdf. Acesso em: 27 abr. 2017.

IRIGARAY, H. A. R.; VERGARA, S. C. O tempo como dimensão de pesquisa sobre uma política de diversidade e relações no trabalho. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro: FGV, v.9, n.4, p.1085-1098, dez. 2011. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/cadernosebape/article/view/5235/3969. Acesso em: 27 abr. 2017.

MUNHOZ, A. S. Responsabilidade e autoridade social das empresas [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2015. Disponível em: http://umc.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544302217/pages/-2. Acesso em: 7 mai. 2017.

PAN, M. O direito à diferença: uma reflexão sobre deficiência intelectual e educação inclusiva. Curitiba: InterSaberes, 2013. Disponível em: http://umc.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582125557/pages/-2. Acesso em: 7 mai. 2017.

PREDROSO, C.; SINOHARA, M. H. Educação para e pelo o trabalho: a inclusão da pessoa com deficiência intelectual no mercado de trabalho. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, São Paulo, v.10, n.1, p.138-145, 2010. Disponível em: http://www.mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCBS/Pos-Graduacao/Docs/Cadernos/caderno10/62118_15.pdf. Acesso em: 13 abr. 2018.

PROFISSIONAIS de recursos humanos: expectativas e percepções sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. ABRH Brasil. Disponível em: http://www.abrhbrasil.org.br/cms/materias/noticias/pesquisa-vai-detectar-pensamento-de-rh-sobre-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia/. Acesso em 26 abr. 2017.

REDIG, A. G.; GLAT, R. Programa educacional especializado para capacitação e inclusão no trabalho de pessoas com deficiência intelectual. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v.25, n.95, p.330-355, abr./jun. 2017. Disponível em: https://10.1590/S0104-40362017002500869. Acesso em: 13 abr. 2018.

REIS, R. J. S.; GATI, H. A.; MACHADO, M. M.; OLIVEIRA, L. M. B.; CABRAL, V. L. S. Dignidade sob a ótica dos surdos inseridos no âmbito das organizações: promoção ou violação? In: XIX SEMEAD: SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO DA USP, nov. 2016. Disponível em: http://login.semead.com.br/19semead/anais/arquivos/727.pdf. Acesso em: 26 abr. 2017.

SILVA, P. M. A invisibilidade da diferença: a questão da exclusão dos deficientes do mercado de trabalho. Arel Faar. Ariquemes, RO, v.2, n.3, p.22-41, set. 2014. Disponível em: http://faar.edu.br/portal/revistas/ojs/index.php/arel-faar/article/view/137/pdf_26. Acesso em: 4 mai. 2017.

TOLDRÁ, R. C.; DE MARQUE, C. B.; BRUNELLO, M. I. B. Desafios para a inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência intelectual: experiências em construção. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v.21, n.2, p.158-165, mai./ago. 2010. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14099. Acesso em: 13 abr. 2018.

TORIKACHVILI, S. Investindo em diversidade. Melhor: gestão de pessoas. ABRH, v.23, pp.24-32, mar. 2015.

VELTRONE, A. A.; MENDES, E. G. Impacto da mudança de nomenclatura de deficiência mental para deficiência intelectual. Educação em perspectiva, Viçosa, v.3, n.2, p.448-50, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/viewFile/235/91. Acesso em: 4 mai. 2017.

Downloads

Publicado

30-07-2018

Como Citar

Venerando Bonani, K. E., Oliveira Pereira, D., Mendes de Melo Bonini, L., & Sesaki Gritti, N. H. (2018). 4. Os desafios da inclusão de pessoas com deficiência intelectual nas empresas do Alto Tietê (SP). Revista Científica UMC, 3(2). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/247