4. Os desafios da inclusão de pessoas com deficiência intelectual nas empresas do Alto Tietê (SP)

Autores

  • Kátia Edvirges Venerando Bonani Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
  • Débora Oliveira Pereira Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
  • Luci Mendes de Melo Bonini Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).
  • Neusa Haruka Sesaki Gritti Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Resumo

Estuda-se a inclusão de pessoas com deficiência (PCDs) no mercado de trabalho, a partir da Lei nº 8.213/91 que estabeleceu cotas para pessoas com deficiência nas empresas com mais de cem funcionários. O foco do estudo foi compreender o processo de inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiência realizado por uma instituição da Região do Alto Tietê, zona leste metropolitana de São Paulo. Realizou-se um estudo de caso com revisão de literatura sobre o tema e dados coletados por meio de uma entrevista semiestruturada com a presidente de uma ONG que cuida da inserção de PCDs na região em estudo. Os resultados demonstraram que existe uma orientação para contratação de pessoas com deficiência na região e que há uma divulgação do trabalho realizado pela instituição com 200 contratações em 17 anos de atuação.

Palavras-chave:Inclusão; Deficiência Intelectual; Mercado de Trabalho.

 

Abstract:The paper relates the inclusion of people with intellectual disabilities in the labor market, from the Brazilian law 8.213/91 that established quotas for people with disabilities in companies with over 100 employees. The focus of the study was to understand the process of integration into the labor market of people with disabilities held by an institution in the region of the Alto Tietê, São Paulo Metropolitan East Zone. A case study research was taken with review of literature on the topic and data collected by an interview with the President of a Non-Governmental Organizations (NGO) that takes care of the insertion of people with disabilities in the region. The results showed that there is a guideline for hiring people with disabilities in the region and that there is a disclosure of the work carried out by the institution with 200 hiring in the last 17 years.

Key words:Inclusion; Intellectual Disabilities; The Labor Market.

Biografia do Autor

Kátia Edvirges Venerando Bonani, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Graduação em Psicologia - Universidade Metodista de São Paulo. MBA em Desenvolvimento e Gestão de Pessoas - Fundação Getúlio Vargas (FGV). Certificação de Coaching - Marcondes Consultoria (Ane Araújo), Desenvolvimento de Liderança – Tailor Made Consulting, Líder do Futuro - Crescimentum. Professora da Universidade de Mogi das Cruzes - UMC. Experiência em consultoria na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas.

Débora Oliveira Pereira, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Graduação em Propaganda, Publicidade e Criação com Habilitação em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica - PUC SP. Docente da Universidade de Mogi das Cruzes na área de Administração. Atuação no setor bancário.

Luci Mendes de Melo Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Dra. em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, docente no Programa de Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes, UMC e docente colaboradora no programa de Mestrado em Habitação: Tecnologia e Planejamento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT-SP), USP.

Neusa Haruka Sesaki Gritti, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Possui graduação em Letras pela Universidade de Mogi das Cruzes (1973), graduação em Pedagogia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica (1998) e doutorado em Psicologia como Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2001). É Professor Assistente-Doutor - Universidade de Mogi das Cruzes, FATEC Itaquaquecetuba e FATEC Mogi das Cruzes. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem de língua inglesa, ensino, aprendizagem, aprendizagem de inglês e leitura e também na disciplina Comunicação Empresarial.

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Publicado

30-07-2018

Como Citar

Venerando Bonani, K. E., Oliveira Pereira, D., Mendes de Melo Bonini, L., & Sesaki Gritti, N. H. (2018). 4. Os desafios da inclusão de pessoas com deficiência intelectual nas empresas do Alto Tietê (SP). Revista Científica UMC, 3(2). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/247