7. Blog sobre biodiversidade de Mata Atlântica: vivência e representações de alunos do 6º ano do ensino fundamental II.

Autores

  • Rafaela Damas Moura Silva Universidade de Mogi das Cruzes, NCA: Núcleo de Ciências Ambientais
  • Rogério Soares Cordeiro Secretaria do Estado da Educação de São Paulo - SEE/SP
  • Maria Santina de Castro Morini Universidade de Mogi das Cruzes
  • Moacir Wuo Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo

Aulas práticas de campo propiciam o contato, o conhecimento, a interação e a sensação de pertencimento do meio. Desse modo, o objetivo proposto na realização deste trabalho foi o de aproximar uma vivência no ambiente de Mata Atlântica com a linguagem virtual dos blogs, bem como entender, via questionários, as representações sociais dos estudantes envolvidos nesse processo. Participaram da pesquisa 25 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal de Barra do Una, município de São Sebastião, litoral do Estado de São Paulo. Sensação de pertencimento, quando os participantes reconhecem o bioma na composição paisagística local, e apropriação do conceito de biodiversidade foram denotados. O produto final dessa vivência foi a elaboração de um blog, espaço virtual, no qual os alunos assumiram total autoria.

Palavras-chave: Aulas Práticas; Diversidade Biológica; Espaço Virtual.

 

Abstract:Practical classes in the field provide contact, knowledge, interaction and the sensation of belonging to the environment. Thus, the objective proposed in the accomplishment of this work was to approach (connect) the perception of the Atlantic Rainforest with the virtual language on blogs, as well as to understand through questionnaires, social representations of students involved in this process. Twenty five students from the 6thgrade of a municipal public Junior High school in Barra do Una, in a coastal town, São Sebastião, have taken part in this research. Sensation of belonging to the environment, when the participants recognize the biome on the local landscape composition, and appropriateness of biodiversity concept (meaning) has been presented. The final produce of the perception was the elaboration of a blog, a virtual space, in which students were in charge of it. 

Keywords: Practical Classes; Biodiversity; Virtual Space.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Damas Moura Silva, Universidade de Mogi das Cruzes, NCA: Núcleo de Ciências Ambientais

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes

Rogério Soares Cordeiro, Secretaria do Estado da Educação de São Paulo - SEE/SP

Possui licenciatura e bacharelado em ciências biológicas (2001), mestrado (2010) e doutorado em Biotecnologia (2017), pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é professor titular de Biologia da rede pública e particular em São Paulo. Tem experiência, publicações e interesse em técnicas e métodos de ensino de ciências biológicas, biodiversidade e suas relações com a sistemática filogenética, ENEM, vestibulares, livros didáticos, representações sociais sobre biodiversidade e formação de professores.

Maria Santina de Castro Morini, Universidade de Mogi das Cruzes

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista. Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado em Ciências Biológicas - área de concentração Zoologia, pela UNESP (Campus de Rio Claro, SP). Os trabalhos de doutorado e pós-doutorado abordaram o controle de formigas cortadeiras, usando extratos vegetais. Atualmente é professora da Universidade de Mogi das Cruzes, no curso de graduação em Ciências Biológicas; é credenciada nos programas de pós-graduação em Biotecnologia e Políticas Públicas (UMC). Tem experiência no ensino de Zoologia de Invertebrados. Orienta trabalhos sobre comunidades de formigas em áreas de Mata Atlântica, urbanas e agrícolas

Moacir Wuo, Universidade de Mogi das Cruzes

Licenciado em Ciências Biológicas UMC, Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (1986), Licenciado em Ciências Físicas e Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes (1973), Habilitação em Administração Escolar, Habilitação em Supervisão Escolar, Mestrado em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1998) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003).

Referências

AYRES, M.; AYRES, JR. M.; AYRES, D. L.; SANTOS, A. S. BioEstat 5.0: aplicações estatísticas nas áreas de Ciências Biológicas e médicas. Instituto do desenvolvimento Sustentável Mamirauá. IDSM/MCT/CNPq, p.364, 2007.

BARROQUEIRO, Carlos Henriques; AMARAL, Luiz Henrique. O uso das tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais nas aulas de física e matemática do ensino médio integrado do IFSP. IDEAU – REI, v.7, 2012.

BELMIRO, C. A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros de português. Revista Educação & Sociedade, n.72, p.11-30, 2000.

CARVALHO, A. N. P. (cord.) Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: Feusp, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.

FREITAS, D.S.; BRUZZO, C. As imagens nos livros didáticos de biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999. Valinhos. Atas, CD-ROM. São Paulo: ABRAPEC, 1999.

MALDANER, Otavio A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2000.

MORTIMER, E.F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

PEREIRA, Bernadete Terezinha. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. PDE, 2008.

RAASCH, Leida. A motivação do aluno para aprendizagem. Revista Universo Acadêmico. Espírito Santo, n.10 jul./dez., 2006.

ROSASSI, Lucilei Bodaneze. Reflexões sobre metodologias para o ensino de Biologia: uma perspectiva a partir da pratica docente. Paraná: Unioeste, 2007.

SENRA, Marilene Lanci Borges. Uso do blog como ferramenta pedagógica nas aulas de língua portuguesa. Diálogo e interação, v.5, 2011.

SILVA, Berenice Aparecida da; HÜLLER Cristina Raquel; BECKER Romiane Adriana. Abordagem da educação ambiental na escola municipal Carlos Lacerda. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2011.

SOUSA, Fabrício Soares. As metodologias usadas por professores de ciências e biologia no processo de ensino/aprendizagem. Revista da SBEnBIO, 2014.

SPINK, M. J. P. O conceito de representação social na abordagem psicossocial. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.9, n.3, p. 300-308, 1993.

VYGOSTKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOSTKY, L. S.; COLE, Michel (Orgs). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ed., São Paulo: Martins Fontes, p.182, 2007.

ZALESKI, T. Fundamentos históricos do ensino de ciências. Curitiba: IBPEX, 2009.

Downloads

Publicado

01-02-2019

Como Citar

Moura Silva, R. D., Cordeiro, R. S., de Castro Morini, M. S., & Wuo, M. (2019). 7. Blog sobre biodiversidade de Mata Atlântica: vivência e representações de alunos do 6º ano do ensino fundamental II. Revista Científica UMC, 4(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/291

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)