7. Blog sobre biodiversidade de Mata Atlântica: vivência e representações de alunos do 6º ano do ensino fundamental II.
Resumo
Aulas práticas de campo propiciam o contato, o conhecimento, a interação e a sensação de pertencimento do meio. Desse modo, o objetivo proposto na realização deste trabalho foi o de aproximar uma vivência no ambiente de Mata Atlântica com a linguagem virtual dos blogs, bem como entender, via questionários, as representações sociais dos estudantes envolvidos nesse processo. Participaram da pesquisa 25 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal de Barra do Una, município de São Sebastião, litoral do Estado de São Paulo. Sensação de pertencimento, quando os participantes reconhecem o bioma na composição paisagística local, e apropriação do conceito de biodiversidade foram denotados. O produto final dessa vivência foi a elaboração de um blog, espaço virtual, no qual os alunos assumiram total autoria.
Palavras-chave: Aulas Práticas; Diversidade Biológica; Espaço Virtual.
Abstract:Practical classes in the field provide contact, knowledge, interaction and the sensation of belonging to the environment. Thus, the objective proposed in the accomplishment of this work was to approach (connect) the perception of the Atlantic Rainforest with the virtual language on blogs, as well as to understand through questionnaires, social representations of students involved in this process. Twenty five students from the 6thgrade of a municipal public Junior High school in Barra do Una, in a coastal town, São Sebastião, have taken part in this research. Sensation of belonging to the environment, when the participants recognize the biome on the local landscape composition, and appropriateness of biodiversity concept (meaning) has been presented. The final produce of the perception was the elaboration of a blog, a virtual space, in which students were in charge of it.
Keywords: Practical Classes; Biodiversity; Virtual Space.
Downloads
Referências
AYRES, M.; AYRES, JR. M.; AYRES, D. L.; SANTOS, A. S. BioEstat 5.0: aplicações estatísticas nas áreas de Ciências Biológicas e médicas. Instituto do desenvolvimento Sustentável Mamirauá. IDSM/MCT/CNPq, p.364, 2007.
BARROQUEIRO, Carlos Henriques; AMARAL, Luiz Henrique. O uso das tecnologias da informação e da comunicação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos nativos digitais nas aulas de física e matemática do ensino médio integrado do IFSP. IDEAU – REI, v.7, 2012.
BELMIRO, C. A. A imagem e suas formas de visualidade nos livros de português. Revista Educação & Sociedade, n.72, p.11-30, 2000.
CARVALHO, A. N. P. (cord.) Termodinâmica: um ensino por investigação. São Paulo: Feusp, 1999.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra (Coleção Leitura), 1996.
FREITAS, D.S.; BRUZZO, C. As imagens nos livros didáticos de biologia. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 1999. Valinhos. Atas, CD-ROM. São Paulo: ABRAPEC, 1999.
MALDANER, Otavio A. A formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2000.
MORTIMER, E.F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.
PEREIRA, Bernadete Terezinha. O uso das tecnologias da informação e comunicação na prática pedagógica da escola. PDE, 2008.
RAASCH, Leida. A motivação do aluno para aprendizagem. Revista Universo Acadêmico. Espírito Santo, n.10 jul./dez., 2006.
ROSASSI, Lucilei Bodaneze. Reflexões sobre metodologias para o ensino de Biologia: uma perspectiva a partir da pratica docente. Paraná: Unioeste, 2007.
SENRA, Marilene Lanci Borges. Uso do blog como ferramenta pedagógica nas aulas de língua portuguesa. Diálogo e interação, v.5, 2011.
SILVA, Berenice Aparecida da; HÜLLER Cristina Raquel; BECKER Romiane Adriana. Abordagem da educação ambiental na escola municipal Carlos Lacerda. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2011.
SOUSA, Fabrício Soares. As metodologias usadas por professores de ciências e biologia no processo de ensino/aprendizagem. Revista da SBEnBIO, 2014.
SPINK, M. J. P. O conceito de representação social na abordagem psicossocial. Caderno Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.9, n.3, p. 300-308, 1993.
VYGOSTKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VYGOSTKY, L. S.; COLE, Michel (Orgs). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ed., São Paulo: Martins Fontes, p.182, 2007.
ZALESKI, T. Fundamentos históricos do ensino de ciências. Curitiba: IBPEX, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR