5. Análise do pós-desenvolvimento de produto conforme o modelo de referência de Rozenfeld: estudo do caso Kule360
Resumo
Por meio deste artigo objetivou-se estudar o produto Kule360 em vista da análise e comparação das etapas do seu pós-desenvolvimento com o as etapas descritas pelo modelo de referência de Processo de Desenvolvimento de Produtos proposto por Rozenfeld. Os procedimentos metodológicos foram: pesquisa bibliográfica, estudo de caso e diagnóstico situacional por meio de entrevistas e aplicação de questionários. No que tange ao diagnóstico situacional, percebeu-se que a equipe de pós-desenvolvimento da Kule360 atendeu em parte algumas das atividades propostas por Rozenfeld para desenvolvimento de produtos. Constatou-se pontos passíveis de melhoria para o produto estudado, que, por sua vez, é considerado atualmente uma inovação para área de segurança. Este estudo mostrou-se relevante, tendo em vista que irá contribuir para o alcance do atendimento dos requisitos dos clientes da empresa responsável pelo produto e, principalmente, para a melhoria da segurança da sociedade e dos demais serviços associados a Kule360.
Palavras-chave: Produto; Pós-Desenvolvimento; Requisitos dos Clientes; Segurança; Kule360.
Abstract: This paper aimed to study the product Kule360 in view of the analysis and comparison of the stages of its post-development with the steps described by the reference model of Product Development Process proposed by Rozenfeld. The methodological procedures were: bibliographic research, case study and situational diagnosis through interviews and application of questionnaires. Regarding the situational diagnosis, it was noticed that the Kule360 post-development team partially attended some of the activities proposed by Rozenfeld for product development. It was possible to observe points that could be improved for the product studied, which, in turn, is currently considered an innovation for the security area. This study has proved to be relevant, since it will contribute to the fulfillment of the requirements of the customers of the company responsible for the product and, mainly, to improve the safety of the company and the other services associated with Kule360.
Keywords:Product; Post-Development; Customer Requirements; Safety; Kule360.
Downloads
Referências
BOHNENBERGER, V. B. Processo de desenvolvimento de novos produtos como diferencial para a inovação. ENEGEP. São Carlos, 2010. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STP_117_765_17568.pdf. Acesso em: 30 mai. 2018.
COSTA, M.A.B. Metodologias e ferramentas para a gestão do pós-desenvolvimento de produtos: estudo de caso em multinacional fabricante de eletrodomésticos. Desafio online. Campo Grande, v.2, n.3., set./dez, 2014. Disponível em: http://www.desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/1162/754. Acesso em: 27 mai. 2018.
CLARK, K. B.; FUJIMOTO, T. Product Development Performance: Strategy, Organization and Management in the World auto Industry. Boston, Harvard Business School Press, 1991.
CRAWFORD, C. M.; DI BENEDETTO, C. A. New Products Management. 6.ed., Chicago: McGraw-Hill, 2000.
ECHEVESTE, M. E. S. Uma abordagem para estruturação e controle do processo de desenvolvimento de produto. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário brasileiro de segurança pública 2017. São Paulo, 11.ed., 2017. Disponível em: http://www.forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2017/12/ANUARIO_11_2017.pdf. Acesso em: 28 mai. 2018.
KAMINSKI, P. C. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2000.
MIGUEL, P. A. C. Implementação da gestão de portfólio de novos produtos: um estudo de caso. Produção_SIBi-USP, v.18, n.2, p.388-404, mai./ago. 2008. Disponível em: http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/4491/art_MIGUEL_Implementaca o_da_gestao_de_portfolio_de_novos_2008.pdf?sequence=1.
PAHL, G.; BEITZ, W. Engineering Design: A Systematic Approach. New York: Springer, 1996.
REVISTA BANKSYSTEM. Seu campus na indústria 4.0. Recife, v.I, p.16, 2018.
ROOZENBURG, N. F. M.; EEKELS, J. Product Design: Fundamentals and Methods. Chichester: John Wiley & Sons, 1995. 408 p.
ROZENFELD et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D. Product Design and Development. 2,ed. New York: McGraw-Hill, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR