5. Análise do pós-desenvolvimento de produto conforme o modelo de referência de Rozenfeld: estudo do caso Kule360

Autores

Resumo

Por meio deste artigo objetivou-se estudar o produto Kule360 em vista da análise e comparação das etapas do seu pós-desenvolvimento com o as etapas descritas pelo modelo de referência de Processo de Desenvolvimento de Produtos proposto por Rozenfeld. Os procedimentos metodológicos foram: pesquisa bibliográfica, estudo de caso e diagnóstico situacional por meio de entrevistas e aplicação de questionários. No que tange ao diagnóstico situacional, percebeu-se que a equipe de pós-desenvolvimento da Kule360 atendeu em parte algumas das atividades propostas por Rozenfeld para desenvolvimento de produtos. Constatou-se pontos passíveis de melhoria para o produto estudado, que, por sua vez, é considerado atualmente uma inovação para área de segurança. Este estudo mostrou-se relevante, tendo em vista que irá contribuir para o alcance do atendimento dos requisitos dos clientes da empresa responsável pelo produto e, principalmente, para a melhoria da segurança da sociedade e dos demais serviços associados a Kule360.

Palavras-chave: Produto; Pós-Desenvolvimento; Requisitos dos Clientes; Segurança; Kule360.

 

Abstract: This paper aimed to study the product Kule360 in view of the analysis and comparison of the stages of its post-development with the steps described by the reference model of Product Development Process proposed by Rozenfeld. The methodological procedures were: bibliographic research, case study and situational diagnosis through interviews and application of questionnaires. Regarding the situational diagnosis, it was noticed that the Kule360 post-development team partially attended some of the activities proposed by Rozenfeld for product development. It was possible to observe points that could be improved for the product studied, which, in turn, is currently considered an innovation for the security area. This study has proved to be relevant, since it will contribute to the fulfillment of the requirements of the customers of the company responsible for the product and, mainly, to improve the safety of the company and the other services associated with Kule360.

Keywords:Product; Post-Development; Customer Requirements; Safety; Kule360.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Correia Lima, Centro Universitário Maurício de Nassau, Recife, PE.

Graduada em Engenharia de Produção

Rua Joaquim Távora, 21, centro - Vicência PE CEP: 55850-000, Casa

Ricardo Gabriel Danyalgil Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Cursando Mestrado profissional em Inovação e Desenvolvimento (MPID). É Master Business Administration (MBA) em Gestão de Negócios e Empreendimentos na UFPE. É Pesquisador do Núcleo de Estudos de Instituições Coercitivas e da Criminalidade da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Professional Coach com certificações internacionais e possui graduação em Sistemas Para Internet pela Faculdade Marista (2014). Atualmente é sócio e Chief Strategy Officer (CSO) da BankSystem Corporation. Tem experiência de pesquisa na área de Economia Criativa pela UFPE e no desenvolvimento de soluções na área de Ciência da Computação, com ênfase em Qualidade de Software 
- Rua Professor Severino Tolentino, 195, Piedade - Jaboatão dos Guararapes - Pe CEP: 54400-140, casa

Jacinta de Fátima Pereira Raposo

Graduada em Engenharia de Produção- Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Engenharia de Produção-
Universidade Federal de Pernambuco

Rua Jorge Couceiro da Costa Eiras, n 59 Boa Viagem. Recife

Referências

BOHNENBERGER, V. B. Processo de desenvolvimento de novos produtos como diferencial para a inovação. ENEGEP. São Carlos, 2010. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STP_117_765_17568.pdf. Acesso em: 30 mai. 2018.

COSTA, M.A.B. Metodologias e ferramentas para a gestão do pós-desenvolvimento de produtos: estudo de caso em multinacional fabricante de eletrodomésticos. Desafio online. Campo Grande, v.2, n.3., set./dez, 2014. Disponível em: http://www.desafioonline.ufms.br/index.php/deson/article/view/1162/754. Acesso em: 27 mai. 2018.

CLARK, K. B.; FUJIMOTO, T. Product Development Performance: Strategy, Organization and Management in the World auto Industry. Boston, Harvard Business School Press, 1991.

CRAWFORD, C. M.; DI BENEDETTO, C. A. New Products Management. 6.ed., Chicago: McGraw-Hill, 2000.

ECHEVESTE, M. E. S. Uma abordagem para estruturação e controle do processo de desenvolvimento de produto. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário brasileiro de segurança pública 2017. São Paulo, 11.ed., 2017. Disponível em: http://www.forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2017/12/ANUARIO_11_2017.pdf. Acesso em: 28 mai. 2018.

KAMINSKI, P. C. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2000.

MIGUEL, P. A. C. Implementação da gestão de portfólio de novos produtos: um estudo de caso. Produção_SIBi-USP, v.18, n.2, p.388-404, mai./ago. 2008. Disponível em: http://www.producao.usp.br/bitstream/handle/BDPI/4491/art_MIGUEL_Implementaca o_da_gestao_de_portfolio_de_novos_2008.pdf?sequence=1.

PAHL, G.; BEITZ, W. Engineering Design: A Systematic Approach. New York: Springer, 1996.

REVISTA BANKSYSTEM. Seu campus na indústria 4.0. Recife, v.I, p.16, 2018.

ROOZENBURG, N. F. M.; EEKELS, J. Product Design: Fundamentals and Methods. Chichester: John Wiley & Sons, 1995. 408 p.

ROZENFELD et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.

ULRICH, K. T.; EPPINGER, S. D. Product Design and Development. 2,ed. New York: McGraw-Hill, 2000.

Downloads

Publicado

01-02-2019

Como Citar

Lima, S. C., Danyalgil Junior, R. G., & Raposo, J. de F. P. (2019). 5. Análise do pós-desenvolvimento de produto conforme o modelo de referência de Rozenfeld: estudo do caso Kule360. Revista Científica UMC, 4(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/313

Edição

Seção

Artigo Completo

Categorias