10. Produção de papel germinativo: possibilidade de industrialização
Resumo
Considerando a existência de diversas indústrias papeleiras nas regiões do Alto Tietê e do Vale do Paraíba, o objetivo neste trabalho foi o de reproduzir em laboratório as condições operacionais do processo de fabricação do papel, com o intuito de verificar quais sementes suportariam esse processo, assim como a ideia de se produzir um papel germinativo (seed paper) industrialmente. Durante os estudos, foram analisados a granulometria e a densidade das sementes, o tempo de germinação, a resistência a pH ácidos e alcalinos e a resistência à temperatura. Após a realização de todos os testes, sugere-se que as melhores sementes para aplicação em processo de produção industrial de papel germinativo são as sementes de Eucalipto Dunni e Eucalipto Camaldulensis.
Palavras chaves: Produção de Papel; Papel Germinativo; Tecnologia; Propaganda.
Abstract: Considering the existence of several paper industries in the Alto Tietê and Vale do Paraíba regions, the objective in this work was to reproduce in laboratory the operational conditions of the papermaking process, in order to verify which seeds would support this process, such as the idea of producing a seed paper industrially. During the studies, particle size and seed density, germination time, acid and alkaline pH resistance and temperature resistance were analyzed. After all the tests, it is suggested that the best seeds for application in industrial germination paper production process are the seeds of Eucalyptus Dunni and Eucalyptus Camaldulensis.
Key words: Paper Production; Germinating Paper; Technology; Advertising.
Downloads
Referências
ALMEIDA, A. M.; PINHEIRO, A. R. O. Ligações químicas na fabricação de papel. FATEB - Faculdade de Telêmaco Borba- Departamento de Engenharia Química - Fabricação de Celulose e Papel. Telêmaco Borba, PR, 2009.
BERTOLA, Alexandre. Eucalipto, verdades e mitos. Painel Florestal. Disponível em: http://www.painelflorestal.com.br/base/www/painelflorestal.com.br/media/attachments//43/43/541b3e9e487dc6724141e01f535f443560e2a9ddb5ef2_eucalipto-verdades-e-mitos.pdf. Acesso em: 24 mai. 2017
D’ALMEIDA, M. L. O. Fontes de poluição em fábricas de pasta celulósica. In: Celulose e papel: tecnologia de fabricação da pasta celulósica. 2.ed, vol.2, São Paulo: SENAI e IPT, 1988.
OLIVEIRA, Douglas Benicio et al. Produção de papel artesanal em cooperativas de reciclagem com aparas de papel e fibras vegetais. Universidade Estadual de Maringá, 2009.
OLIVEIRA, Felipe Ventura. Processamento de Carbonato de Cálcio para Aplicação nas Indústrias de Papel e de Plástico. Belo Horizonte. Universidade Federal de Minas Gerais, 2005.
ROBERT, Noely T. Forlin. Produção de embalagem de papel. Dossiê técnico. Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (REDETEC), 2007.
ROSSI FILHO, Sérgio. Colagem alcalina. Rossigraf. Disponível em: http://www.rossigraf.com.br/09.pdf
SEMENTE, PAPEL. Papel Semente. Disponível em: http://papelsemente.com.br. Acesso em 20 nov. 2017.
REPORT, Suzano. Suzano Report 2017. Disponível em: https://lojavirtual.suzanoreport.com.br/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR