4. Conhecimentos dos graduandos de enfermagem voltados para a assistência dos indivíduos LGBTQIA+

Autores

  • Nicolle Lindsay Oliveira Laporte Universidade de Mogi das Cruzes (SP).
  • Marcio Antonio Assis Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Resumo

Os profissionais de enfermagem possuem pouco ou nenhum conhecimento sobre a população LGBTQIA+, desconhecendo assim os direitos que esses indivíduos detêm e, consequentemente, não os respeitando em suas necessidades. Neste estudo visou-se identificar os conhecimentos de graduandos de enfermagem acerca desse público, com ênfase nos indivíduos do segmento T e seus direitos específicos. O estudo foi realizado por meio da aplicação de questionário em uma amostra de 50 estudantes de uma universidade de Mogi das Cruzes. Os resultados apontam que 76% dos indivíduos declararam ser capaz de distinguir entre gênero e sexualidade, porém, mais de 65% não souberam diferenciar os indivíduos T; 42% não citaram corretamente nenhum de seus direitos e, dentre os que citaram, mais de 80% conheciam somente o direito deles ao nome social. Conclui-se que os achados direcionam para um importante desafio a ser superado na assistência em enfermagem, para que a esta passe a ser realizada de forma mais humanizada e digna.

Palavras-chave: LBTQIA+; Enfermagem; Direitos.

 

Abstract: Nursing professionals have little or no knowledge about the LGBTQIA + population. They are unaware of the rights that these individuals have and, consequently, don’t respect them in their needs. This study aimed to identify the awareness of the nursing undergraduates about this public, with an emphasis on individuals in the T segment and their specific rights. The study was carried out by applying a questionnaire to a sample of 50 students from a university in Mogi das Cruzes. The results show that 76% of the individuals declared to be able to distinguish between gender and sexuality, however, more than 65% did not know how to differentiate the T individuals; 42% did not correctly mention any of their rights and, among those who did, more than 80% knew they knew only their right to the social name. It is concluded that the findings point to an important challenge to be overcome in nursing health care, so that it can be carried out in a more humane and dignified way.

Keywords: LBTQIA+; Nursing; Rights.

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Biografia do Autor

Nicolle Lindsay Oliveira Laporte, Universidade de Mogi das Cruzes (SP).

 

 Graduada em Enfermagem pela Universidade Mogi das Cruzes (UMC), 2019. 

Endereço: rua Paulo Gracindo- 54, bloco 11, apto 23. Conjunto Hab. Fazenda do Carmo, São Paulo/ SP. CEP: 08421-520.

Marcio Antonio Assis, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

 Graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário Nove de Julho (UNINOVE), 2003. 

Mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), 2006. 

Doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), 2013. 

Pós-Doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Botucatu, 2016.

Docente do curso de Enfermagem da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Docente do curso de Mestrado Profissional em Psicogerontologia da Faculdade Educatie.

Endereço: Avenida das Américas, 01, quadra 18, lote 3, Aruã Brisas I, Bairro Cidade Parquelândia, Mogi das Cruzes, S.P., CEP 08771-901. 

 

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Publicado

22-06-2020

Como Citar

Oliveira Laporte, N. L., & Assis, M. A. (2020). 4. Conhecimentos dos graduandos de enfermagem voltados para a assistência dos indivíduos LGBTQIA+. Revista Científica UMC, 5(2). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/717

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