9. Terminologia e neologismo no texto publicitário das mídias digitais
Resumo
O ato de comunicar tem como um de seus objetivos levar pessoas a acreditarem naquilo que se propaga nas mais diversas mídias. É muito importante compreender qual o perfil do público alvo, pois este determina o tipo de linguagem a ser empregada nos textos publicitários escritos e falados. No entanto, o repertório da língua nem sempre é capaz de expressar o que se pretende comunicar e, nesse sentido, a própria língua oferece subsídios para a criação de palavras novas – os neologismos, fundamentais para garantir expressividade. Para ilustrar ocorrências de neologismos no gênero textual publicitário, utilizamos, neste artigo, seis peças publicitárias automotivas. No que se refere aos procedimentos metodológicos para que uma unidade lexical seja estabelecida como nova, utilizamos um corpus de exclusão, bem como outros parâmetros frequentemente adotados nas pesquisas neológicas. Verificamos que o uso de neologismos apresenta grande contribuição para as estratégias dos profissionais de comunicação, que, ao criar, buscam inovar o repertório lexical para acompanhar a constante evolução da sociedade. Assim, no discurso publicitário, os neologismos podem funcionar como um recurso de persuasão explícita ou implicitamente.
Palavras-chave: Texto publicitário; Terminologia; Neologismos.
Abstract: The act of communicating has as one of its objectives lead people to believe in what is propagated in the most diverse media. It is very important to comprehend what the target public profile is, since this determines the type of language to be used in the advertising text, both written and spoken. However, the language repertoire is not always able to express what is intended to communicate and for this reason the language itself offers subsides to create new words – the neologisms, essential to guarantee expressiveness. To illustrate occurrences of neologism in the advertising text genre, this article presents six advertisements of cars. Referring to methodological proceedings, for a lexical unit to be established as new, it is used an exclusion corpus as well as in other parameters adopted in the neological researches. It was verified that the use of neologisms contributes with the strategies of Communication professionals, who pursuit to innovate the lexical repertory to follow the constant evolution of society. Therefore, in the advertisement discourse neologisms may work as a persuasion resource explicitly or implicitly.
Keywords: Advertising Text; Terminology; Neologisms.
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