8. A (des) valorização do circo no mercado das artes

Autores

  • Anny Caroline Nunes Oliveira Universidade de Mogi das Cruzes
  • Tatiana Floris Rodrigues Nobre Universidade de Mogi das Cruzes
  • Cristina Schmidt Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo

Neste estudo teve-se também por objetivo discutir o papel do circo como modelo de negócio presente na indústria criativa do Brasil, visto que o número de circos no país colabora para o surgimento de uma economia pulsante e pouco explorada. Além disto, pretendeu-se discutir a importância do papel desempenhado pelas políticas públicas no processo de resgate, preservação e valorização cultural da arte, da tradição e da memória afetiva que está intrinsecamente relacionada à identidade da cultura circense.

Palavras-chave: Circo; Economia Criativa; Indústria Criativa; Patrimônio Cultural Imaterial.

 

Abstract: The purpose of this study was to discuss the role of the circus as a business model present in the creative industry of Brazil, since the number of circuses in the country contributes to the emergence of a pulsating and little explored economy. In addition, it was intended to discuss the importance of the role played by public policies in the process of rescue, preservation and cultural valorization of art, tradition and affective memory that is intrinsically related to the identity of circus culture.

Keywords: Circus; Creative Economy; Creative Industry; Intangible Cultural Heritage.

Biografia do Autor

Anny Caroline Nunes Oliveira, Universidade de Mogi das Cruzes

Recém formada em graduação em Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).Pesquisadora sobre a influência midiática e a socioeconômia na cultura circense.

Alameda Meyer J. Nigri, 587, Jardim Imperador, Suzano - SP, CEP: 08673-170.

Tatiana Floris Rodrigues Nobre, Universidade de Mogi das Cruzes

Recém formada em graduação em Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Pesquisadora sobre a influência midiática e a socioeconômia na cultura circense.

Rua Caetano Leme da Cunha, 62, Centro, Biritiba Mirim - SP, CEP: 08940-000.

Cristina Schmidt, Universidade de Mogi das Cruzes

Pós doutora pela Cátedra UNESCO/Umesp. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e mestre em Teoria e Ensino da Comunicação pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). É jornalista, graduada pela Metodista, com atuação no ensino, na pesquisa, na assessoria de imprensa. Pesquisadora e sócio-fundadora da Rede Folkcom ? Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação, vinculada a Cátedra UNESCO/Metodista. Coordenou o Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação da Intercom. Atualmente é Coordenadora do Mestrado em Políticas Públicas da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes - SP), é pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais na UMC como bolsista Faep. Atua também como professora nos cursos de Comunicação e Design nesta mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Comunicação, Diversidade e cidadania - UMC/CNPq. Também leciona na Faculdade Bertioga. Consultora ad hoc do INEP/MEC, e parecerista em revistas científicas na área da comunicação e interdisciplinares. Tem experiência em: Coordenação de Cursos (Políticas Públicas, Jornalismo, Publicidade, Radialismo, Fotografia e Administração); e em desenvolvimento de projetos pedagógicos e culturais. Têm diversos artigos publicados, capítulos de livros, livros e organização de coletâneas na área da comunicação e cultura. Atua principalmente nas áreas que abarcam comunicação social, folkcomunicação, -diversidade cultural, mídia regional e local, turismo, patrimônio imaterial, e políticas públicas culturais.

 

Endereço profissional:

Universidade de Mogi das Cruzes, Centro de Ciências Humanas. Rua Dr. Cândido Xavier de Alvarenga e Souza, 200, Xangai - Mogi das Cruzes, SP, CEP: 08780-911

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Publicado

05-08-2019

Como Citar

Oliveira, A. C. N., Nobre, T. F. R., & Schmidt, C. (2019). 8. A (des) valorização do circo no mercado das artes. Revista Científica UMC, 4(2). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/627

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