3. Futebol: a construção do mundo de encantos e de oportunidades
Resumo
A espetacularização do futebol e dos atletas mais destacados na mídia implica transformar partidas em verdadeiros espetáculos midiáticos e jogadores em ídolos e celebridades. Essa estratégia viabiliza-se pelo interesse das empresas de comunicação em conquistar audiência e lucro por meio do espetáculo futebolístico. A partir da Pesquisa Bibliográfica pertinente aos conceitos de jornalismo esportivo, indústria cultural e sociedade do espetáculo, e por meio da Análise Crítica do Discurso, o presente artigo procura identificar e compreender como a televisão comercial, no âmbito das transmissões esportivas, contribui para a produção e promoção da imagem de um ídolo no futebol. Como objeto de análise, foram utilizadas as transmissões da TV Globo dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol masculino nas Olimpíadas Rio-2016, com ênfase no jogador Neymar Jr.
Palavras-chave: Futebol; Televisão; Análise Crítica do Discurso; Jornalismo Esportivo; Espetacularização.
Abstract: The spectacularization of soccer and the most outstanding athletes in the media implies turn fixtures on real media shows and players in idols and celebrities. This strategy makes it possible for the interest of communication companies to win audience and profit through the soccer spectacle. From the bibliographical research pertinent to the concepts of sports journalism, cultural industry and society of the spectacle, and through the Critical Discourse Analysis, this article seeks to identify and understand how commercial television, in the context of sports broadcasts, contributes to the production and promotion of the image of an idol in soccer. As the object of analysis, were used transmissions of TV Globo on the Brazilian national team games men's soccer in the Olympics Rio-2016, with an emphasis on player Neymar Jr.
Keywords: Soccer; TV; Critical Discourse Analysis; Sports Journalism; Spectacularization.
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