8. A (des) valorização do circo no mercado das artes

Autores

  • Anny Caroline Nunes Oliveira Universidade de Mogi das Cruzes
  • Tatiana Floris Rodrigues Nobre Universidade de Mogi das Cruzes
  • Cristina Schmidt Universidade de Mogi das Cruzes

Resumo

Neste estudo teve-se também por objetivo discutir o papel do circo como modelo de negócio presente na indústria criativa do Brasil, visto que o número de circos no país colabora para o surgimento de uma economia pulsante e pouco explorada. Além disto, pretendeu-se discutir a importância do papel desempenhado pelas políticas públicas no processo de resgate, preservação e valorização cultural da arte, da tradição e da memória afetiva que está intrinsecamente relacionada à identidade da cultura circense.

Palavras-chave: Circo; Economia Criativa; Indústria Criativa; Patrimônio Cultural Imaterial.

 

Abstract: The purpose of this study was to discuss the role of the circus as a business model present in the creative industry of Brazil, since the number of circuses in the country contributes to the emergence of a pulsating and little explored economy. In addition, it was intended to discuss the importance of the role played by public policies in the process of rescue, preservation and cultural valorization of art, tradition and affective memory that is intrinsically related to the identity of circus culture.

Keywords: Circus; Creative Economy; Creative Industry; Intangible Cultural Heritage.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anny Caroline Nunes Oliveira, Universidade de Mogi das Cruzes

Recém formada em graduação em Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).Pesquisadora sobre a influência midiática e a socioeconômia na cultura circense.

Alameda Meyer J. Nigri, 587, Jardim Imperador, Suzano - SP, CEP: 08673-170.

Tatiana Floris Rodrigues Nobre, Universidade de Mogi das Cruzes

Recém formada em graduação em Jornalismo da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Pesquisadora sobre a influência midiática e a socioeconômia na cultura circense.

Rua Caetano Leme da Cunha, 62, Centro, Biritiba Mirim - SP, CEP: 08940-000.

Cristina Schmidt, Universidade de Mogi das Cruzes

Pós doutora pela Cátedra UNESCO/Umesp. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), e mestre em Teoria e Ensino da Comunicação pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). É jornalista, graduada pela Metodista, com atuação no ensino, na pesquisa, na assessoria de imprensa. Pesquisadora e sócio-fundadora da Rede Folkcom ? Rede Brasileira de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação, vinculada a Cátedra UNESCO/Metodista. Coordenou o Grupo de Pesquisa em Folkcomunicação da Intercom. Atualmente é Coordenadora do Mestrado em Políticas Públicas da UMC (Universidade de Mogi das Cruzes - SP), é pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais na UMC como bolsista Faep. Atua também como professora nos cursos de Comunicação e Design nesta mesma instituição. É líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Comunicação, Diversidade e cidadania - UMC/CNPq. Também leciona na Faculdade Bertioga. Consultora ad hoc do INEP/MEC, e parecerista em revistas científicas na área da comunicação e interdisciplinares. Tem experiência em: Coordenação de Cursos (Políticas Públicas, Jornalismo, Publicidade, Radialismo, Fotografia e Administração); e em desenvolvimento de projetos pedagógicos e culturais. Têm diversos artigos publicados, capítulos de livros, livros e organização de coletâneas na área da comunicação e cultura. Atua principalmente nas áreas que abarcam comunicação social, folkcomunicação, -diversidade cultural, mídia regional e local, turismo, patrimônio imaterial, e políticas públicas culturais.

 

Endereço profissional:

Universidade de Mogi das Cruzes, Centro de Ciências Humanas. Rua Dr. Cândido Xavier de Alvarenga e Souza, 200, Xangai - Mogi das Cruzes, SP, CEP: 08780-911

Referências

ARANTES, Antônio Augusto. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

BEJAMIN, Roberto In: SCHMIDT, Cristina (org.). Folkcomunicação na arena global. Avanços teóricos e metodológicos. Editora Ductor, 2006, p. 56.

BELTRÃO, Luíz. Comunicação e folclore. São Paulo: Melhoramentos, 1971.

BOLOGNESI, Mario Fernando. Palhaços. São Paulo: Editora Unesp, 2003.

BRAYNER, Natália Guerra. Patrimônio cultural imaterial: para saber mais. IPHAN. Brasília, 2007. Disponível em: https://portal.iphan.gov.br/publicacoes/lista?categoria=31&busca. Acesso em: 30 mar. 2018

CANNITO, Newton. A televisão na era digital: interatividade, convergência e novos modelos de negócios. São Paulo: Summus, 2010.

CANUTO, Luiz Cláudio. Dificuldades dos profissionais circenses foram discutidas em audiência pública. Rádio Câmara. Brasília, 8 nov. 2011. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/radio/materias/RADIOAGENCIA/406993--DIFICULDADES-DOS-PROFISSIONAIS-CIRCENSES-FORAM-DISCUTIDAS-EM-AUDIENCIA-PUBLICA-(0241).html. Acesso em: 12 mar. 2018.

CASSOLI, Tiago. Do perigo das ruas ao picadeiro: circo social e práticas educacionais não governamentais. 2006. Dissertação. Mestrado em Psicologia. Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.

CASTRO, Alice Viveiros de. O elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Editora Família Bastos. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em: http://www.circonteudo.com.br/stories/documentos/article/3487/ELOGIO%20DA%20BOBAGEM.pdf. Acesso em: 10 abr. 2018

CAUZZI, Camila; VALIATI, Leandro; MIGUEZ, Paulo; PERFEITO DA SILVA, Pedro. Economia criativa e da cultura: conceitos, modelos teóricos e estratégias metodológicas. In: Atlas econômico da cultura brasileira: metodologia I. (Org.) VALIATI, Leandro e FIALHO, Letícia Nascimento. UFRGS/CEGOV: Porto Alegre, 2017. Disponível em: https://www.cultura.gov.br/publicacoes1//asset_publisher/xadX3oKvTsLq/content/atlas-economico-da-cultura-brasileira/10883. Acesso em: 1 abr. 2018

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro, apud CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro; FONSECA, Maria Cecília Londres. Patrimônio cultural imaterial no Brasil: estado da arte. UNESCO, Educarte. Brasília, 2008. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001808/180884POR.pdf. Acesso em: 24 set. 2018

COSTA Maria, MORAES Rozania de, LERCHE Iúta. Linguagem em foco. Revista Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE. Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, v.4, n.1, p.29, 2012.

CUNHA, Lúcio Eurico Soares. O show não pode parar: um retrato sobre a arte circense. 2010, p.26. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social e Jornalismo) Departamento de Jornalismo, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2010.

FIRJAN. Diagnósticos e mapeamentos setoriais: Mapeamento da indústria criativa no Brasil. 2016. FIRJAN. Disponível em: http://www.firjan.com.br/economiacriativa/download/mapeamento-industria-criativa-sistema-firjan-2016.pdf. Acesso em: 1 abr. 2018

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Festa no pedaço. Cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Hucitec, 2003.

MARTINO, LUÍS. Teoria da comunicação: ideias, conceitos e métodos. 4 ed., Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

MASCARELLO, Fernando. História do cinema mundial. Campinas: Papirus, 2006.

MELO, José Marques de. De volta ao futuro: da folkcomunicação à folkmídia. In: SCHMIDT, Cristina (org.). Folkcomunicação na arena global. Avanços teóricos e metodológicos. Editora Ductor. São Paulo, 2006.

MIGUEZ, Paulo. Economia criativa: uma discussão preliminar. In: NUSSBAUMER, Gisele Marchiori (org.). Teorias & políticas da cultura: visões multidisciplinares. Salvador, EDUFBA, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ufba/139. Acesso em: 01 abr. 2018.

MILANESI, Luis (1978) apud. MIRA, Maria Celeste. Circo eletrônico: Sílvio Santos e o SBT. São Paulo: Edições Loyola, 1995.

MIRA, Maria Celeste. Circo eletrônico: Sílvio Santos e o SBT. São Paulo: Edições Loyola, 1995.

MORIN, Edgar. Cultura de massa no século XX: o espírito do tempo. Rio de Janeiro: Florense-Universitária 1977.

ROCHA, Everaldo. A sociedade do sonho: Comunicação cultura e consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 1995, p. 23.

SACCHI, Wellington. A identidade saltimbanco. 2009. Dissertação. Mestrado em Multimeios. Universidade Estadual de Campinas, 2009.

SCHMIDT, Cristina (org.). Folkcomunicação na arena global. Avanços teóricos e metodológicos. São Paulo: Editora Ductor, 2006.

SODRÉ, Muniz. A comunicação do grotesco: um ensaio sobre a cultura de massa no Brasil. 10 ed., Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

SOUZA, Walter. Piolin e Arrelia: Entre o popular, o erudito e o massivo. Comunicação & Educação. São Paulo, v. 14, 2009, p. 49.

Downloads

Publicado

05-08-2019

Como Citar

Oliveira, A. C. N., Nobre, T. F. R., & Schmidt, C. (2019). 8. A (des) valorização do circo no mercado das artes. Revista Científica UMC, 4(2). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/627

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)