8. A (des) valorização do circo no mercado das artes
Resumo
Neste estudo teve-se também por objetivo discutir o papel do circo como modelo de negócio presente na indústria criativa do Brasil, visto que o número de circos no país colabora para o surgimento de uma economia pulsante e pouco explorada. Além disto, pretendeu-se discutir a importância do papel desempenhado pelas políticas públicas no processo de resgate, preservação e valorização cultural da arte, da tradição e da memória afetiva que está intrinsecamente relacionada à identidade da cultura circense.
Palavras-chave: Circo; Economia Criativa; Indústria Criativa; Patrimônio Cultural Imaterial.
Abstract: The purpose of this study was to discuss the role of the circus as a business model present in the creative industry of Brazil, since the number of circuses in the country contributes to the emergence of a pulsating and little explored economy. In addition, it was intended to discuss the importance of the role played by public policies in the process of rescue, preservation and cultural valorization of art, tradition and affective memory that is intrinsically related to the identity of circus culture.
Keywords: Circus; Creative Economy; Creative Industry; Intangible Cultural Heritage.
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