8. O branco sedutor de Marlboro: estratégias da indústria do tabaco para seduzir os jovens e se manter no mercado

Autores

  • Elizeu Nascimento Silva Universidade de Mogi das Cruzes
  • Douglas Silva Arruda
  • Renata Cristina Rocha Clementino

Resumo

O endurecimento da legislação antitabagista no país, a partir dos anos 1990, obteve resultados positivos como a expressiva redução do número de fumantes. Contudo, a indústria tabagista continua ativa e não é razoável supor que esteja disposta a se acomodar à perda constante de consumidores. Ao contrário, atua no sentido de conquistar fumantes cada vez mais jovens, para garantir uma base de consumidores ligados à marca durante muitas décadas. Para os profissionais das áreas de Marketing e de Publicidade contratados pela indústria tabagista, os impedimentos legais não são mais que desafios a serem superados com pesquisa, estratégias ousadas e muita criatividade. Lançando mão de profundo conhecimento sobre o público-alvo e de sofisticadas campanhas publicitárias, a Philip Morris, fabricante e detentora da marca de cigarros mais conhecida no mundo, o Marlboro, consegue manter em evidência seu principal produto.

Palavras-chave: Publicidade de Cigarros; Estratégias Publicitárias; Adolescentes e Consumo.

 

Abstract: The hardening of the anti-smoking law in the country, since the 1990s, achieved positive results as the significant reduction in the number of smokers. However, the tobacco industry is still active and it is not reasonable to assume that is willing to accommodate the steady loss of consumers. On the contrary, it acts to conquer smokers increasingly younger, to ensure a customer base related to the brand for many decades. For the professionals in Marketing and Advertising hired by the tobacco industry, the legal impediments are no more than challenges to be overcome with research, bold strategies and creativity. Basing at the deep knowledge of the target audience and at sophisticated advertising campaigns, the Philip Morris, maker and owner of the best-known cigarette brand in the world, Marlboro, can keep at evidence its main product.

Keywords: Advertising Cigarettes; Advertising Strategies; Teen and Consumption.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizeu Nascimento Silva, Universidade de Mogi das Cruzes

Mestre em Artes Visuais - Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais da Arte -, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor dos cursos de Comunicação Social e de Design Gráfico da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Douglas Silva Arruda

Estudante do 5º semestre da graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Renata Cristina Rocha Clementino

Estudante do 6º semestre da graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade de Mogi das Cruzez (UMC)

Referências

ACT-BR. Talvez você seja o alvo. Aliança de Controle do Tabagismo (Brasil). Publicado em março de 2014. Disponível em http://actbr.org.br/uploads/conteudo/902_be_marlboro.pdf. Acesso em 23 jul. 2015.

DIFRANZA, Joseph R. Fisgado na primeira tragada. Scientific American Brasil. Versão digital disponível em http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/fisgado_na_primeira_tragada.html. Acesso em 22 jul. 2015

ESSLINGE, Ingrid; KOVÁCS, Maria Júlia. Adolescência: vida ou morte? São Paulo: Ed. Ática, 2006.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. 4° edição, São Paulo: Ed. Edgar Blucher, 2002.

GADE, Christiane. Psicologia do consumidor e da propaganda. São Paulo: Editora Pedagogia e Universitária, 1998.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Ed. Atlas, 1999.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. São Paulo: Ed. Gustavo Gil, 2013.

INCA. Consumo de cigarros per capita no Brasil. Instituto Nacional de Câncer. Disponível em http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/observatorio_controle_tabaco/site/home/dados_numeros/consumo_per_capita. Acesso em 15 ago. 2015.

INCA. Pesquisa especial de tabagismo – PETab: relatório Brasil. Instituto Nacional de Câncer. Organização Pan-Americana da Saúde. Rio de Janeiro: INCA, 2011.

INCA. Tabagismo no Brasil. Instituto Nacional de Câncer. IN: ACT – Associação de Controle do Tabagismo + Saúde. Disponível em http://www.actbr.org.br/tabagismo/numeros. Acesso em 15 jul. 2015.

KARSAKLIAN, Elaine. Comportamento do consumidor. 2° edição, São Paulo: Ed. Atlas, 2013.

KREMER, William. Conheça o pai da 'invenção' mais letal da história. BBC Brasil. Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/11/121113_cigarro_pai_dg. Acesso em 15 jul. 2015.

LARANJEIRA, Ronaldo [et al.]. II Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) – 2012. São Paulo: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas Públicas de Álcool e Outras Drogas (Inpad), Unifesp. 2014. Disponível em http://inpad.org.br/lenad/. Acesso em 23 jul. 2015.

NUBLAT, Johanna. Procon multa fabricante de cigarro em R$ 1,1 mi por campanha publicitária. Folha Online. 28 de junho de 2014. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/08/1505841-procon-multa-fabricante-de-cigarro-em-r-11-mi-por-campanha-publicitaria.shtml. Acesso em 24 jul. 2015.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei nº 12.546, de 14 de dezembro de 2011. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12546.htm. Acesso em 23 jul. 2015.

SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Ed. Cencage Learning, 2010.

SINDITABACO. Origem do tabaco. Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco. Disponível em http://sinditabaco.com.br/sobre-o-setor/origem-do-tabaco/. Acesso em 15 jul. 2015.

SOUZA CRUZ. História do tabaco. Souza Cruz. Disponível em http://www.souzacruz.com.br/group/sites/sou_7uvf24.nsf/vwPagesWebLive/DO7V9KPU?opendocument. Acesso em 15 jul. 2015.

VESTERGAAD, Torben e SCHRODER, Kim Christian. A linguagem da propaganda. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2004.

Downloads

Publicado

12-11-2016

Como Citar

Silva, E. N., Arruda, D. S., & Clementino, R. C. R. (2016). 8. O branco sedutor de Marlboro: estratégias da indústria do tabaco para seduzir os jovens e se manter no mercado. Revista Científica UMC, 1(1). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/10

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)