FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO DOS JORNALISTAS

Autores

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar o comportamento do mercado de trabalho para profissionais jornalistas no Estado de São Paulo. Pretende contrastar a quantidade de estudantes egressos dos cursos de graduação com a quantidade de vagas oferecidas pelo mercado de trabalho. Desse modo, pretende sinalizar os limites da capacidade de absorção desse mercado. Paralelamente, contrasta as dificuldades de inserção dos jornalistas com os demais profissionais de nível superior. Incialmente há uma descrição do comportamento recente do mercado de trabalho brasileiro. Em seguida há detalhamento da metodologia utilizada, apontando as bases consultadas para realização do estudo. Por fim o estudo destaca os impactos da crise econômica ocorrida entre 2015 e 2016 e da reforma trabalhista, ocorrida em 2017. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Mariano, Faculdade Cásper Líbero (FCL), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Professor na Faculdade Cásper Líbero

Pesquisador do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP)- Cásper Líbero

Analista socioeconômico - IBGE

Referências

BARCELLOS, Lívia Inglesis; MARIANO, Jefferson. Mudanças na regulação do mercado de trabalho no Brasil. ORG & DEMO, Marília, v. 20, n. 2, p. 65-84, jul./dez. 2019.

CHARRON, J.; BONVILLE, J. Natureza e transformação do jornalismo. Florianópolis: Ed. Insular, 2016.

IHITZ, Greetchen Ferreira. Jornalistas profissionais e os desafios da contemporaneidade nas empresas de comunicação. Revista Temática. v.11, n.5, p. 1-24, mai/ 2015. Disponível em:

https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/24362/13351

PEREIRA, Fábio Henrique; ADGHIRNI, Zélia Leal. Jornalismo em tempos de mudanças estruturais. Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 24, p. 38-57, janeiro/junho 2011.

PEARSON EDUCACIONAL. Global Learner Survey. 2019. Disponível em:

https://entretantoeducacao.com.br/educacao/educacao-caminha-para-aprendizado-self-service-aponta-pesquisa/

ROCHA, P. M.; SOUSA, J. P. Rumos do Jornalismo na Sociedade Digital: Brasil e Portugal. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2008.

PORTAL DOS JORNALISTAS. Mercado formal do jornalismo encolhe em SP. Disponível em: https://www.portaldosjornalistas.com.br/mercado-formal-do-jornalismo-encolhe-em-sp-diz-pesquisa/. Acesso em 30/05/2020.

IBGE. Censo Demográfico 2010. Resultados gerais da amostra. Micro dados. Disponível: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?=&t=microdados.Acesso em 30/05/2020.

IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Micro dados. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/9171-pesquisa-nacional-por-amostra-de-domicilios-continua-mensal.html?=&t=microdados. Acesso em 30/05/2020.

____. Classificação Nacional de Atividade Econômica. Disponível em: https://servicodados.ibge.gov.br/api/docs/cnae?versao=2. Acesso em 15/01/2020.

Publicado

21-12-2022

Como Citar

Mariano, J. (2022). FORMAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO DOS JORNALISTAS. Revista Científica UMC, 7(3). Recuperado de https://seer.umc.br/index.php/revistaumc/article/view/1148