v. 8 n. 1 (2023): Revista Científica UMC

					Visualizar v. 8 n. 1 (2023): Revista Científica UMC

É com grande satisfação que apresentamos esta edição especial da revista científica, onde exploramos uma ampla variedade de temas e avanços nas áreas da tecnologia, saúde, educação e muito mais. Neste volume, destacamos pesquisas que demonstram o potencial e os desafios das inovações científicas em nossa sociedade em constante evolução.

Iniciamos nossa jornada com o artigo "ChatGPT, Midjourney, DALL-E e os Direitos Autorais das IAs: As Implicações Legais na Era da Criação Artística Automatizada". A inteligência artificial tem conquistado espaços cada vez maiores na criação artística, mas também tem gerado questionamentos éticos e legais, especialmente no que diz respeito aos direitos autorais. O texto aborda as implicações jurídicas e desafios enfrentados nesse cenário fascinante.

No contexto da pandemia de COVID-19, nosso segundo artigo, "Trabalho e Indicadores Sociais da População Negra e os Impactos da COVID-19", destaca as disparidades sociais enfrentadas pelas comunidades negras durante a crise sanitária. A análise de indicadores sociais e de trabalho ajuda a compreender as dificuldades enfrentadas por esse grupo durante a pandemia e aponta possíveis medidas de mitigação.

Ainda relacionada a COVID-19, o artigo "Relação entre Níveis Séricos de Vitamina D e a COVID-19" aprofunda nossa compreensão sobre como a deficiência de vitamina D pode estar relacionada com a suscetibilidade e gravidade da infecção. Esta pesquisa contribui para a busca de novas estratégias de enfrentamento da doença.

Os cuidados com a saúde também são abordados na revisão da literatura "A Atuação do Fisioterapeuta no Paciente Dialítico em Unidade de Terapia Intensiva: Revisão de Literatura". A relevância do papel do fisioterapeuta no atendimento ao paciente dialítico é discutida, proporcionando uma análise aprofundada sobre o tema e suas implicações clínicas.

Em outro campo mesclando a educação e a saúde, o relato de experiência "Educação em Saúde Mental: Uma Experiência em Diversos Laços e Contextos" aborda a importância da educação e conscientização sobre saúde mental em diversos ambientes sociais. Essa temática ganha cada vez mais relevância, à medida que buscamos promover uma sociedade mais acolhedora e empática.

Ainda na área da educação, "A Aprendizagem do Vocabulário nos Primeiros Anos de Alfabetização" destaca a importância dos anos iniciais na formação de um vocabulário sólido nas crianças, ressaltando as estratégias que podem ser adotadas para aprimorar esse processo crucial.

Mudando de foco, o ensaio acadêmico "Parcerias Público-Privado e Privatizações; O Uso com Moderação" levanta questões relevantes sobre o modelo de parcerias e privatizações em setores estratégicos, analisando os impactos socioeconômicos dessa abordagem e a necessidade de equilíbrio na tomada de decisões.

Em um campo diverso, a revisão de literatura "Diamino Fluoreto de prata – uma boa opção para a atualidade?" traz uma análise sobre essa substância e seus usos potenciais na atualidade. Explorando suas propriedades e aplicações, a pesquisa fornece informações valiosas para o avanço científico e tecnológico nos tratamentos de detenção de cárie.

Por fim, temos o "Manual Fotográfico de Porções Alimentares para Pacientes Submetidos a Gastroplastia". Esse recurso visual é um valioso auxílio para pacientes que passaram por gastroplastia, oferecendo orientações claras sobre o tamanho adequado das porções alimentares e promovendo um estilo de vida saudável.

Estes artigos são apenas uma amostra do compromisso desta revista em trazer pesquisas relevantes e de alta qualidade, contribuindo para o avanço científico e o bem-estar da sociedade. Esperamos que esta edição desperte seu interesse e estimule novos debates em suas respectivas áreas de conhecimento.

Desejamos a todos uma leitura proveitosa e enriquecedora.

Atenciosamente,

Prof. Claudio Osiris de Oliveira

Editor-chefe da Revista Científica da Universidade de Mogi das Cruzes

Publicado: 30-06-2023

Editorial

Artigo de Revisão

Relato de Experiência

Ensaio Acadêmico