EDUCAÇÃO EM SAÚDE MENTAL: UMA EXPERIÊNCIA EM DIVERSOS LAÇOS E CONTEXTOS
Resumo
Este relato de experiência possui como objetivo descrever as estratégias de educação em saúde realizadas em uma UBS e uma escola da rede pública do município de Teresina/PI. Para isto, foram realizadas oficinas em grupo em ambos os espaços, utilizando dinâmicas de grupo. Foi possível observar crenças e estigmas relacionados a saúde mental, estabelecendo estratégias de acolhimento e também de encaminhamentos a rede de atenção do município em casos de necessidade. Além do mais, foram realizadas discussões sobre como esses sofrimentos podem ser encadeados, observando, portanto, determinantes que são fundamentais para as alterações dos estados psicológicos. Oportunizando a construção de práticas as quais visem dirimir os impactos sociais do cuidado em saúde, refletindo em qualidade de vida, empoderamento e transformação pessoal e social. Conclui-se a necessidade de pensar em políticas educacionais as quais refletiam no autocuidado e na construção do bem-estar de forma coletiva.Downloads
Referências
BOTEGA, Neury José. Crise suicida. Artmed Editora, 2015.
CONCEIÇÃO, Dannicia Silva et al. A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 59412-59416, 2020.
DIAS, João Vinícius dos Santos; AMARANTE, Paulo Duarte de Carvalho. Educação popular e saúde mental: aproximando saberes e ampliando o cuidado. Saúde em Debate, v. 46, p. 188-199, 2022.
KOEHLER, Sonia Maria Ferreira; GONZALES, Nathália Garcia Panacioni; MARPICA, Júlia Barbeito. A escola como promotora da saúde mental e do bem-estar juvenil: oficinas pedagógicas com adolescentes. DESIDADES: Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude, n. 29, p. 168-185, 2021.
MARQUES, Douglas Felipe Murta. Acolhimento em saúde mental: os desafios da escuta. Pretextos-Revista da Graduação em Psicologia da PUC Minas, v. 4, n. 7, p. 68-73, 2019.
REZIO, Larissa de Almeida; CONCIANI, Marta Ester; QUEIROZ, Marilene Alves. O processo de facilitação de Educação Permanente em Saúde para formação em saúde mental na Atenção Primária à Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, 2020.
SANTOS, Dária Catarina Silva; DA SILVA, Iandra Rodrigues; BEZERRA, Valquiria Farias. Práticas educativas em saúde mental: a escola como espaço para a ruptura dos estigmas sobre a doença mental. Revista Principia, v. 46, p. 11-18, 2019.
SCAFUTO, June Corrêa Borges; SARACENO, Benedetto; DELGADO, Pedro Gabriel Godinho. Formação e educação permanente em saúde mental na perspectiva da desinstitucionalização (2003-2015). Comunicação em Ciências da Saúde, v. 28, n. 03/04, p. 350-358, 2017.
SILVA, Gabriel Veloso da et al. Promoção de saúde mental para adolescente em uma escola de ensino médio-Um relato de experiência. Revista do NUFEN, v. 11, n. 2, p. 133-148, 2019.
SOUZA, Rita Rodrigues de; MORAES, Leizer Fernandes. Impactos das redes sociais na cultura e saúde mental dos usuários. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 48, p. 147-162, 2021.
TELES, Liliane Alves da Luz; FREIRE, Klessyo Espírito Santo; OLIVEIRA, Kátia. Práticas e Concepções de psicólogas/os em serviços públicos de Saúde e Assistência Social na Bahia frente à queixa escolar. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 7, n. 1, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR