Doenças cardiovasculares e questões socioeconômicas
Palavras-chave:
Doenças cardiovasculares, Questões socioeconômicas, Doenças socioeconômicas, Epidemiologia e doenças cardiovascularesResumo
Objetivo: Estimar a influência de fatores socioeconômicos tais como gênero, idade, nível de escolaridade e fatores de risco na incidência de doenças cardiovasculares. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica na qual foram analisados dados de diversos estudos/artigos publicados em revistas científicas tais como Pubmed e Scielo. Os artigos analisados foram obtidos a partir de uma busca sistematizada na procura de fatores socioeconômicos que influenciam na incidência de doenças cardiovasculares. Resultados: Os resultados indicaram maior prevalência de doenças cardiovasculares nas mulheres, sendo a sua incidência de 41,08%, e, nos homens de 26,94%, sendo a incidência total de 34,01%. A incidência aumentou conforme a idade sendo de 12,3%, a incidência entre pessoas de 18 a 24 anos, e 45,35% a incidência em pessoas com 60 anos ou mais. A incidência também alterou conforme o nível de escolaridade, sendo de 31,765% em analfabetos ou com ensino fundamental incompleto para 27,73% em pessoas com ensino superior completo. Fatores de risco tais como tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, obesidade e diabetes alteraram a incidência total de 34,01% para 13,55 %, 28,78%, 33,8% e 7,3%, respectivamente. Conclusão: A incidência de doenças cardiovasculares possui relação com o nível de escolaridade, gênero, idade e fatores de risco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR