Abelhas nativas em unidades de conservação no Estado de São Paulo: estratégias de preservação
Palavras-chave:
Polinização, Diversidade, Manutenção das matasResumo
Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre abelhas nativas e relatar as estratégias para preservá-las em Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Métodos: A análise foi feita seguindo as diretrizes do PRISMA “Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis”, formulando assim uma problemática e realizando uma busca específica em três bases de dados (Scielo, Web of Science e Portal Capes). Resultados: Foram selecionados seis artigos de um total de 504. As estratégias de conservação encontradas destacam a importância do conhecimento biológico e ecológico dos organismos para as elaborações de planos de conservação mais eficazes. Outro destaque é referente a necessidade de melhorar as condições ambientais, sejam pela implementação de plantas ornamentais nativas, conexão de fragmentos florestais próximos ou não dos centros urbanos, bem como disponibilizar alternativas para a nidificação. Considerações Finais: Apesar da grande quantidade de publicações encontradas sob a temática “abelhas nativas”, a seleção final foi limitada a seis artigos devido ao enfoque da revisão ser apenas para as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Essas estratégias sugerem a necessidade da aquisição de conhecimento com foco em bioecologia de diferentes espécies, pois são fundamentais para a tomada de decisões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR