v. 8 n. 2 (2023): Especial PIBIC

Editorial: Edição Especial XXVI Congresso de Iniciação Científica

É com grande entusiasmo que apresentamos a edição especial do XXVI Congresso de Iniciação Científica da Revista Científica da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Esta edição é um reflexo do compromisso da UMC com a promoção e difusão do conhecimento científico, bem como do apoio ao desenvolvimento acadêmico de nossos estudantes.

O PIBIC é uma iniciativa fundamental para fomentar a pesquisa científica na universidade, proporcionando aos estudantes a oportunidade de mergulhar em projetos desafiadores e contribuir significativamente para o avanço do conhecimento em diversas áreas. Nesta edição especial, destacamos o trabalho árduo e dedicado dos pesquisadores, orientadores e demais profissionais envolvidos, que tornaram possível a realização desses projetos inovadores.

Os resumos expandidos apresentados nesta edição abrangem uma ampla gama de temas, refletindo a diversidade e a qualidade das pesquisas conduzidas por nossos estudantes de iniciação científica. Desde estudos nas ciências exatas e da natureza até investigações nas ciências sociais e humanas, cada artigo reflete o comprometimento dos pesquisadores em buscar respostas e soluções para desafios contemporâneos.

Além disso, esta edição especial destaca o papel crucial da iniciação científica no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes. A participação em projetos de pesquisa não apenas aprimora habilidades técnicas e analíticas, mas também estimula o pensamento crítico, a criatividade e a capacidade de resolver problemas complexos - competências essenciais para o profissional do século XXI.

Ao mesmo tempo, reconhecemos a importância dos orientadores e mentores que desempenham um papel vital no sucesso desses projetos. Seu comprometimento em orientar e apoiar os estudantes é fundamental para garantir a qualidade e a relevância das pesquisas realizadas.

A Revista Científica UMC reafirma seu compromisso em ser um veículo de disseminação do conhecimento científico produzido em nossa instituição. Esperamos que esta edição especial do PIBIC sirva como fonte de inspiração para novas pesquisas e contribua para o avanço contínuo da ciência em nossa comunidade acadêmica.

Parabenizamos todos os envolvidos neste processo e desejamos a todos uma leitura enriquecedora.

Cordialmente,

Prof. Dr. Fabiano B. Menegidio
Editor-Chefe
Revista Científica UMC

Publicado: 27-10-2023

PIBIC - Ciências Biológicas

PIBIC - Ciências da Saúde