A utilização do mitogenoma Mus musculus para auxiliar nas práticas educativas em bioinformática
Palavras-chave:
Mus musculus, NCBI, Galaxy, Mapa mitocondrialResumo
Objetivo: Proporcionar uma abordagem educacional destinada ao ensino da montagem de genomas mitocondriais aos alunos dos programas de pós-graduação stricto sensu em Engenharia Biomédica e Biotecnologia. Métodos: Para a montagem do genoma mitocondrial utilizou-se o sequenciamento SRR24675123 do NCBI, obtendo 19,8 GB de dados metagenômicos. O processo incluiu análise de qualidade no Galaxy.eu, montagem com NOVOplasty, anotação via mitos2 e verificação taxonômica no NCBI Blast. Resultados: A análise do genoma mitocondrial do Mus musculus, conduzida no Galaxy, destacou uma sequência de alta qualidade, com 119.979.553 sequências, tamanho médio de 101 bases e distribuição de G/C de 46%/54%. O FastQC revelou uma predominância de regiões verdes, indicativas de ótima qualidade. A análise do tamanho das sequências mostrou uma maioria de 101 bases. O mapa mitocondrial gerado no MitoFish exibiu 13 genes, 2 tRNAs e 22 tRNAs, oferecendo uma representação visual atrativa da estrutura genômicae a arvore filogenética nos demonstro. Esses resultados integram métodos educacionais e ambiente estudantil de maneira eficaz. Conclusão: A integração da Bioinformática na educação desempenha um papel crucial na preparação de profissionais para enfrentar os desafios dos avanços científicos e tecnológicos contemporâneos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica UMC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para a Revista Científica da UMC implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação digital. Os direitos autorais referentes aos textos publicados são do autor, com direitos deste periódico sobre a primeira publicação.
Os autores somente podem utilizar os mesmos textos em outras publicações desde que indiquem claramente a Revista Científica da UMC como o meio de publicação original.
Uma vez que esta é um periódico de acesso aberto, é permitido o uso gratuito dos gêneros aqui publicados em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Obs.: Veja a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional no seguinte link: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR